sábado, 24 de outubro de 2020

De casa em casa

 Ao meu ver, as visitas domiciliares dos candidatos tem menos a ver com simpatia do que com coação. O ato de ir à casa do eleitor é uma forma de causar constrangimento e forçá-lo a tomar uma decisão ou a declarar o seu voto, algo comum na zona rural e nos municípios pequenos, justamente a parcela da população que mais depende dos serviços públicos e de favores dos políticos. É por isso que o povo dá tanta importância ao 'quem vai ganhar', pois "apostar" no candidato derrotado pode ter consequências bem desagradáveis. Sabendo disso, os candidatos usam as visitas como forma de monitorar o eleitorado e sondar as intenções de voto, uma prática que certamente remonta da época do coronelismo, quando os senhores das terras diziam em quem os colonos deveriam votar. Basta lembrar que, não faz muito tempo, era comum os candidatos pedirem os títulos dos eleitores durante essas visitas.



quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Hotel Costa do Atlântico - Uma ótima opção

 


Pra quem está procurando uma opção de hospedagem aqui por perto, vale a pena considerar o Costa Atlântico, na praia de Upanema. O hotel está com uma promoção interessante para os meses de outubro e novembro, com 40% de desconto nos apartamentos do prédio e 50% nos chalés. Como exemplo, a diária para duas pessoas, no prédio, fica por R$ 153, mas optando pelo chalé, o valor é mais em conta, R$ 127, ambas com café da manhã. O prédio é uma ampliação do hotel e foi concluído há pouco tempo; os apartamentos são mais novos, possuem varanda ampla e vista para o mar. No nosso caso, optamos pela pensão completa: incluindo café, almoço e janta, a diária no prédio ficou por R$ 248, ou seja, R$ 124 por pessoa. Considerando a qualidade da comida e os preços praticados na praia de Cristóvão, posso dizer que foi um bom negócio. Detalhe: hospedando-se nos finais de semana, as refeições são servidas no buffet (self service), durante a semana, é à la carte, pelo cardápio executivo. No nosso caso, o jantar de domingo foi no buffet e o almoço da segunda foi à lá carte; nas duas opções, a comida estava ótima.



terça-feira, 20 de outubro de 2020

Os desafios do novo

Pesquisa: Muita gente está se surpreendendo com a ascensão do candidato Allyson Bezerra à prefeitura de Mossoró. Sem dúvida, paira no ar um sentimento de mudança, mas não é de hoje; basta lembrar que Rosalba foi eleita em 2016 prometendo consertar os estragos provocados pela gestão de Silveira/Luiz Carlos, eleitos no pleito suplementar de 2014 após a cassação da então prefeita Cláudia Regina. Ou seja, a cidade precisa sim de mudança, mas é preciso considerar os rumos dessa mudança. Caso contrário, o velho grupo irá sempre surgir como solução para os problemas - muitos deles provocados pela influência política do próprio grupo perdedor. Enfim, o que eu quero dizer é que Allyson pode até vencer as eleições, mas uma coisa é ganhar o eleitorado, outra coisa é formar militância.



Mega Construx

 

Pra quem gosta de Lego e quer fugir um pouco das linhas temáticas, presas a uma montagem pré-definida, sem gastar tanto com os pacotes clássicos, uma alternativa é o Mega Construx. As peças são mais baratas, têm ótimo acabamento e o melhor, são compatíveis com as peças de Lego; dá para misturar tudo e criar muita coisa.



sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O dilema das redes

Assisti hoje 'O Dilema das Redes (The Social Dilemma). Pra quem já leu os 'Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais', o documentário adiciona pouca coisa. Aliás, o filme é quase todo baseado nas ideias do livro, inclusive com a participação direta do autor, Jaron Lanier. Mas não se engane, o fato desse documentário estar em alta no Netflix em plena campanha eleitoral nos EUA não é nenhuma coincidência. Ele alerta para a forma como as redes sociais são usadas para manipular e mudar o comportamento das pessoas, mas o filme em si é um instrumento de manipulação que, de forma sutil, tenta mudar o pensamento de quem o assiste. Termos como aquecimento global, terra plana, fake news, interferência nas eleições, etc., são recorrentes e quase sempre relacionados àqueles que se deixam levar por informações "apócrifas" obtidas nas redes; a saber, aqueles que não estão dando ouvidos às narrativas "oficiais", por exemplo. Ou seja, passamos a vida inteira numa Matrix sendo manipulados pela grande mídia; desde a forma como falamos, o modo como nos vestimos ou em quem votamos, daí hoje querem nos fazer acreditar que a eleição de Bolsonaro ou o resgate do conservadorismo ocorreram porque estamos sendo manipulados pelas redes sociais. Quer um conselho? Cancele a Netflix.




terça-feira, 13 de outubro de 2020

Térmica para Tereré

 

Não sei vocês, mas eu detesto comprar algo sem pesquisar primeiro. Sábado, por volta do meio-dia, fui ao centro à procura de uma garrafa/jarra térmica de 2,5 litros, dessas que o pessoal usa para tomar tereré. Na Bel Service, encontrei essa da Termolar, por R$ 42, mas achei um pouco cara e decidi dar uma pesquisada. Fui em Freitas Varejo; véspera do dia das crianças, a loja estava lotada, fila monstra no caixa e brinquedos por todos os lados. Desisti. Hoje, depois de verificar na Internet e bater perna por quase uma dezena de lojas físicas, a opção mais em conta que encontrei foi no Maxxi, por R$ 30, da marca Soprano, mas não gostei da cor e achei o acabamento um pouco inferior, daí decidi comprar a primeira. Ou seja, andei que fiquei escambichado e acabei comprando na primeira loja que procurei, mas pelo menos consegui um desconto; ficou por R$ 37. Cheguei em casa cansado, mas cheguei feliz. 😊

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

A irracionalidade da política local

Política local é um negócio completamente irracional; quando é uma eleição para presidente, ou mesmo para governador, o povo vai atrás da ideologia do candidato, das suas falas sobre assuntos polêmicos e se ele é contra ou a favor de determinados assuntos que lhe são caros, mas numa eleição municipal, pouco importa se o candidato tem ligação com a igreja ou com o tráfico, se tem a ficha limpa ou se já foi preso, se tem nível superior ou se é semianalfabeto; o povo quer saber é quem vai ganhar, quem está juntando mais gente, qual lado tá mais animado, e quase ninguém quer saber o que o candidato pensa, só querem saber se ele está dando vale de gasolina, cortesia pra motel, se está alugando parabrisas de carro ou se está prometendo emprego, água, cirurgia de hemorroidas ou a cura da calvície.