sábado, 25 de julho de 2020

Cooperando com a obra de Deus mesmo na crise


A obra de Deus envolve muitos aspectos, mas o que não podemos esquecer é que Deus conta conosco para realizá-la. A pesca maravilhosa, relatada em Lucas 5, apresenta-nos valiosas lições, uma delas diz respeito à necessidade do nosso envolvimento e compromisso com a obra do Senhor. 

Apertado pela multidão, Jesus escolheu um dos barcos que estavam à margem do lago para, de dentro do barco, falar à multidão. Após a pregação, mandou que os pescadores retornassem ao mar e lançassem as redes. Pedro, o dono da embarcação, falou que haviam trabalhado sem sucesso durante toda a noite, mas mesmo assim obedeceu.

A entrega.
Tudo o que temos pertence ao Senhor e deve estar à disposição da Sua obra. O texto mostra-nos mais do que participação e envolvimento, ele fala de entrega. E veja que Jesus não chama desocupados. A pandemia é um momento de crises e mudanças na qual precisamos nos adaptar a uma nova realidade, mas de modo algum trata-se de um período de férias e afastamento da obra de Deus; Jesus conta conosco, com nosso tempo e com nosso talento, em todas as circunstâncias. 

O desafio.
Dispor-se ao serviço do Senhor, é sujeitar-se aos desafios. Sair à pescaria sabendo que “o mar está pra peixe” é muito bom, mas retornar ao mar depois de uma noite inteira sem pegar nada, isso é desafio. E nossa tarefa é essa; lançar as redes é levar a Palavra às almas perdidas. Ele nos chama e precisamos estar dispostos a cooperar com a Sua obra, quer na crise ou na bonança, “a tempo e fora de tempo”.

A obediência.
Muitas vezes rejeitamos as ordens de Jesus, esquecemo-nos de Deus e do nosso compromisso com a Sua obra — "Porque nós somos cooperadores de Deus" (1Co 3:9) — mas se obedecemos e seguimos o comando de Jesus, as bênçãos são presentes. Apesar de cansados, Pedro e seus companheiros foram obedientes e pegaram tanto peixe que precisaram da ajuda de outro barco para trazê-los até a praia.

Agora imagine o estado de frustração daqueles homens; após trabalharem uma noite inteira sem pegar nada, certamente estavam cansados e desanimados, vendo as redes vazias, e, sem pesca, sem receita, então a crise estava lá, e por conta disso, certamente estavam sem nenhum incentivo para continuar trabalhando, mas mesmo com aquela situação, eles foram desafiados. 

Então, este é envolvimento que é requerido de cada um de nós. Que Deus possa nos abençoar e que estejamos assumindo desafios e obedecendo, ganhando almas para o Reino de Deus e assumindo nossas responsabilidades para com o serviço do Senhor.

Extraído da reflexão do Pr. Antônio Tadeu, quarta-feira, 15 de julho de 2020, culto de oração transmitido pela Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: Lucas 5:1-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário