segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Mais do que vencedores


A vida não é só de bonança, e mesmo que eu e você tenhamos fé, não estamos isentos dos problemas que assolam o mundo. Podemos, porém, olhar para a Palavra de Deus e entender que ela se cumpre e que Deus está fazendo a Sua vontade. Alguns, olhando para o momento, podem não aceitar, mas nós, independente das circunstâncias, devemos entender que em Cristo somos mais que vencedores. 

Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Alguém já disse que seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida que alguém pode alcançar; algo como participar de uma competição já sabendo que será o vencedor — e aqui não há suborno. Não é valendo-se de recursos financeiros ou apoiando-se em si mesmo, mas dependendo de Deus e entendendo que o controle está em Suas mãos; é olhando para Cristo e entendendo que Ele é quem nos dá a vitória, e não porque merecemos, mas porque Ele nos amou. 

Mas que fique claro: ter a certeza da vitória não significa ausência de problemas. Cristo não disse que seríamos vencedores porque estaríamos livres das aflições deste mundo. Pelo contrário; aqueles que mais se envolvem com a obra de Deus são justamente os mais perseguidos e afligidos. Temos vários exemplos na Bíblia de homens de fé, fiéis e santos que não ficaram isentos de lutas e tribulações; o apóstolo Paulo foi um que enfrentou toda sorte de perseguição e problemas por causa do evangelho de Cristo. Fome, prisão, açoites, Paulo estava certo que a presença de Deus lhe daria vitória sobre todas estas coisas, mas não sem ser experimentado por elas. 

Com Cristo venceremos as adversidades da vida
Na bonança e na fartura é comum nos sentimos alegres e cheios de nós mesmos, mas é nos momentos de lutas, enfermidades, desemprego, que mais dependemos da graça de Deus e do seu amparo. Certos infortúnios que nos ocorrem são consequências de nossas atitudes e pecados, mas muito do que acontece conosco ocorre com a permissão de Deus para trabalhar em nós as nossas fraquezas e necessidades; para nos colocar no caminho certo, para nos aperfeiçoar, nos fazer amadurecer e progredir. A vida com Cristo é um desafio, e viver a fé tem o seu preço; mas apesar de tudo, temos a certeza de que com Cristo somos mais que vencedores.

Vivemos dias de violência física e verbal, de perdas, dores e incertezas, e as lições que tiramos é que tudo isso pode nos atingir, mas jamais nos derrotarão. Esse é o diferencial daquele que está em Cristo; saber que nada poderá destruí-lo. "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Rm 14:8). 

Extraído do sermão do Pr. Antônio Tadeu, domingo, 16 de agosto de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: Rm 8:31-39. Outras referências: 2Co 4:7-18, 2Co 6:4-5, 2Co 7:5-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário