domingo, 20 de setembro de 2020

EEPJA - Ideb 2019


Ainda estamos tentando entender o que aconteceu com a nota da #EEPJA: a escola registrou míseros 2,1 pontos no Ideb 2019, ficando com a terceira menor pontuação do estado. 😱

A primeira pergunta que vem à mente das pessoas é: de quem é a culpa? Se a nota tivesse sido alta, não faltaria gente querendo associar-se ao resultado, mas como foi esse fracasso, a tendência é culpar os professores e os alunos. Bom, eu tenho consciência do meu trabalho e sei que a nota não condiz com os esforços que temos empenhado, então o que teria acontecido? Será que os alunos se deram assim tão mal na Prova Brasil?

A nota do Ideb é o resultado do produto de dois indicadores: Nota Saeb x Índice de Rendimento. Na planilha de resultados divulgada pelo Inep, é possível observar as notas e os índices detalhados: a Nota Saeb refere-se ao resultado da Prova Brasil, e esta foi 4.27, a maior já registrada pela nossa escola, mas o Índice de Rendimento foi 0.49, ficando entre os 10 piores do RN. Ou seja, quando multiplica-se a nota pelo índice, o resultado cai pela metade, o que explica o 2.1 de 2019.

Mas afinal, o que houve com o Índice de Rendimento? O que puxou o indicador para baixo foi principalmente o desempenho do 6º ano: com os 26,1% registrados em 2019, tivemos simplesmente o menor índice de aprovação do estado para esta série específica. 😱

É claro que, diante desses números, a tendência é culpar os professores que estão sendo "carrascos" e "retrógrados" reprovando os alunos, mas a questão não é bem essa. A escola tem sido o destino de muitos alunos semialfabetizados do município —  e alguns chegam completamente analfabetos. Há ainda os que são matriculados e não aparecem na escola; muitos acabam entrando no censo escolar e muitas vezes são contados como reprovados, e não como evadidos.

Enfim, taí o textão. Como podem ver, a questão da nota do Ideb não depende só do aluno ou recai somente nos ombros dos professores de Língua Portuguesa e Matemática; são muitos fatores, e até mesmo o trabalho da secretaria está envolvido nesse processo. Então, que sirva de alerta para melhorarmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário