terça-feira, 8 de setembro de 2020

Vencedor x Perdedor - Qual o seu perfil?


Já vimos que, em Cristo, somos mais que vencedores, e que esta garantia de vitória é dada àqueles que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Contudo, a vitória é certa, mas não sem uma longa carreira repleta de lutas e obstáculos a serem superados, ou seja, viver com Cristo e ter fé no Senhor não nos isenta dos problemas deste mundo, mas com Ele temos a certeza de que sairemos vencedores.


Sabendo que a vitória é certa, como vamos nos comportar? Seguiremos firmes enfrentando os desafios, pondo a mão no arado e nos valendo das arma espirituais, ou iremos cruzar os braços e relaxar? O fato de Jesus ter vencido por nós não significa que ficaremos paralisados e acomodados diante das circunstâncias — a certeza da vitória não nos retira do campo de batalha, por isso precisamos assumir o compromisso de sermos vencedores, e ser um vencedor tem um preço. 


Se em Cristo somos mais do que vencedores, por que há tanta gente vivendo vidas derrotadas? Na carreira que nos é proposta, podemos viver já como vencedores, mas assim como um atleta, precisamos também de treino e alimentação; contudo, sem o exercício da oração e o alimento contínuo da Palavra, definhamos na fé e acabamos vivendo como perdedores. Então, será que estamos comprometidos e vivendo uma vida vitoriosa em Cristo? E se não estamos, será que Deus tem culpa disso? Todos nós temos promessas de Deus, e algumas estão condicionadas àquilo que devemos fazer para conquistá-las, mas será que estamos fazendo a nossa parte para alcançar tais promessas? 


Perfil de um perdedor

Os que vivem como perdedores costumam ser negligentes, acomodados, independentes, confiantes nas próprias convicções, indisciplinados, preguiçosos, cheios de si mesmos, egoístas, interessados em satisfações pessoais, descompromissados com as coisas de Deus, estagnados na fé, andam pelo que enxergam, são indecisos, medrosos, quase nada conquistam na vida e tendem a culpar os outros. 


Perfil de um vendedor

Os vencedores já entram na luta sabendo que a vitória é certa, são corajosos, entendem que foram chamados para um propósito, deixam-se serem usados por Deus, contagiam as pessoas ao seu redor, são pacificadores, amantes do bem, estão prontos para servir e dispostos a doarem suas próprias vidas em favor do outro, são obedientes, militam bem na guerra e valem-se das armas que têm à disposição (Ef 6:10-18).


Então, qual é a nossa condição? Em qual dos perfis nos identificamos mais? Estamos assumindo a nossa posição e andando como vencedores ou estamos vivendo de desculpas? Precisamos encarar as lutas e viver como vencedores, mas vencer com Cristo é diferente de vencer no mundo; nascemos para adorar e ter comunhão com Deus, amar ao próximo e cumprir o ministério da reconciliação, mas as vezes nos esquecemos disso. 


Por fim, sobre todas as lutas e dificuldades, Deus quer fazer de nós vencedores, e graças a Deus por Cristo Jesus, que venceu na cruz e pelo qual temos a vitória.


Baseado no sermão do Pr. Antônio Tadeu, domingo, 06 de setembro de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: 1Co 9:23-27.


Nenhum comentário:

Postar um comentário