domingo, 30 de março de 2008

Semana das Águas


Com tanta chuva que vem caindo sobre nossa região, o que tem feito sangrar os grandes reservatórios do RN, inicio a série SEMANA DA ÁGUA com essa imagem da primeira sangria da barragem de Santa Cruz.

Apodi/RN, Jan. 2004.



Neste ponto a altura é de aproximadamente 57 m, o que equivale a um prédio de 19 andares. Lá em baixo as pessoas mais parecem formigas, banhando-se nas águas escuras do rio Apodi/Mossoró.



Sangria do Gargalheiras

A primeira vez que o açude sangrou foi em 20 de março de 1960; a última foi em janeiro de 2004. Desde então, os mais de 11 mil habitantes do município esperavam por um novo fenômeno, o que veio a se concretizar ontem, 31 de março de 2008, com uma tímida lâmina d'água, mas que tem aumentado gradativamente e promete se avolumar com as próximas chuvas que são esperadas.



Barragem de Assu

Apesar de estar situada na cidade de Itajá, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves é mais conhecida como Barragem de Assu.

Essa foto foi feita em 2006, mas este ano, já há duas semanas, que ela encontra-se sangrando.



Sangria do Santa Cruz

Nesta segunda-feira (09/02) por volta das 8 h da manhã a barragem de Santa Cruz começou a derramar suas primeiras águas de sangria. O segundo maior reservatório do Estado chegou a sua capacidade máxima com 600 milhões de metros cúbicos de água, banhando toda região do boqueirão denominado Santa Cruz.

Quando foi inaugurada,no dia 11 de março de 2002, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e Garibaldi Filho, governador do estado neste período, a Barragem Santa Cruz estava apenas com 2,5% da sua capacidade, ou seja, cerca de 14 milhões de metros cúbicos.

A foto em questão foi feita em janeiro de 2004, durante a primeira cheia da barragem.



Salto na represa de Santa Cruz

- - - ATENÇÃO!!! - - - NÃO TENTEM ISSO - - -

Esse salto - uma dupla pirueta com triplo mortal estendido - de nota 9,8, segundo os critérios da Associação Nacional de Esportes Aquáticos e Saltos Ornamentais (ANASO), foi feito na represa de Sta. Cruz, entre o sangradouro e o controle de vazão.

A miniatura no canto superior direito, dá uma idéia de onde o salto foi efetuado.




Águas Revoltas

O volume de água é realmente impressionante; eu nunca tinha visto as águas da sangria da barragem Armando Ribeiro Gonçalves com tanta intensidade. Segundo um popular que se encontrava no local, morador de Itajá, a lâmina d'água estava com 4 m, e escoando por três sangradores.

Data da foto: hoje. :-)



Controle de Vazão

Abertos no máximo.

A força da água é realmente impressionante.



Pense numa ducha...

Tinha uma galera tomando banho numa área proibida, no lado esquerdo, depois de uma cerca de arame farpado. A polícia chegou e retirou o pessoal do local.

Eu mesmo já tomei banho nesse lugar, mas foi em 2004.



Todo mundo saindo...

Conforme eu havia falado, os homi chegaram e mandaram o pessoal circular. Nesse momento, deveria ter por volta de umas 10 pessoas tomando banho nesse setor proibido; afinal o arame farpado não está ali pra servir de enfeite.

Os puliça chegaram em três motos, todas pintadas de preto e prata.



Sombrinhas

Se não fosse essa sombrinha eu estaria frito... (quase literalmente).



Polícia para quem precisa...

Na verdade, os puliça não chegaram em três motos, mas em duas, uma Falcon e uma XR 200.



Prego na estrada...

Quando íamos para a barragem, nos deparamos com o carro da mãe de Ciro, presidente do Trilhados MC, no prego. O pneu furou e o estepe estava vazio.



Volto já
huahauhauahuhau



Afinal, navegar é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário