segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

SH 150i - Pontos Positivos e Negativos - Primeiras Impressões


Estou há 2 dias com a SH 150i. Peguei uma 2017 com apenas 36 km rodados (comprada em outubro de 2018). Vamos às minhas impressões iniciais comparando à PCX 2014:

Pontos positivos:

- Full ABS. Os freios dela são realmente muito bons.
- Rodas maiores. Além de absorver melhor as imperfeições do asfalto, senti a moto fica mais estável. Tranquilinha a 80 km/h.
- Smart key. Ainda estou me adaptando. Sinto falta de sacar a chave do bolso quando estou saindo pra pegar a moto. A sensação é a de que falta algo nas mãos. Em compensação, é ótimo na hora de deixar a moto. Não preciso mais me preocupar se esqueci a chave no contato, coisa que já aconteceu várias vezes.
- Assoalho plano com gancho para sacolas. Já ontem usei para levar uma sacola com uma caixa que não cabia no espaço interno. Na PCX, precisaria prender no banco com elástico ou amarrar a sacola no guidão, o que acaba atrapalhando um pouco.
- Suporte para bauleto (bagageiro). Parece de alumínio, mas é de resina. O manual fala em 3 kg de capacidade máxima.
- Iluminação. Rodei com ela ontem à noite e achei bem melhor que a PCX. Poderia ser um pouquinho mais à frente, mas acho que é questão de ajuste. Os leds de circulação diurna, além do efeito visual, também contribuem para deixá-lo mais visível.
- Consumo. Fala-se de 36 a 42 km/l. Claro que isso é bastante relativo, mas se ficar nisso, tá ótimo, minha PCX fazia 39 fácil, mas vou me ater mais a esse quesito após os mil km.

Pontos negativos:

- Banco duro, muito duro, pior que o da pcx. Não sei se existe uma moto com o banco mais duro que o da Sh 150, talvez a Sh 300. :D
- Altura. Tenho 1,70 m e meus calcanhares ficam longe do chão. Ponho só o peito do pé, mas se estiver sentado mais para trás, nem isso, vai só a ponta mesmo.
- Porta-objetos sem chave. O espaço onde fica a tomada 12V é pequeno, mal cabe um celular, e precisa usar um adaptador para USB. Só serve para deixar coisas roubáveis. Ainda não sei de que forma vou me beneficiar da tomada; talvez numa viagem.
- Centro de gravidade mais alto. Tô fazendo curva como quem dirige uma carreta, mas acho que por conta da fase de adaptação. Também senti um pouco de dificuldade no início com a PCX, mas acho pouco provável que ela venha a ter a mesma agilidade no trânsito.
- Compartimento central. Pequeno, limitado a 10 kg de carga, mal cabe um capacete fechado, e dependendo do modelo, não cabe mesmo.
- Painel analógico/digital. A Biz tem um painel mais bacana. Além disso, chamar aquele painelzinho digital de computador de bordo é meio forçação de barra.
- Sem chave reserva. Vi que dá pra solicitar através de um 0800 da Honda, mas é um processo demorado e há relatos de gente que precisou acionar o procon pra poder receber a smart key reserva.
- Sem suporte (trava) para capacete. A PCX tem um gancho interno, próximo à dobradiça do banco, onde é possível prender um capacete fixando-o diretamente no gancho ou usando um cabo de aço que vem no jogo de ferramentas. A Sh não tem nada disso. Há dois pinos próximos da dobradiça do banco, um de cada lado, onde é posível fixar dois capacetes diretamente na argola.
- Segurança. Caso você perca a smart key, dá para ligar a moto no modo Macgyver, de posse da chave de segurança (uma chavinha sextavada de plástico) e do código de segurança. Esse vídeo explica como a coisa funciona. A questão é que, por razões óbvias, a chave de segurança não deve estar junto da smart key e o código não deve estar junto da chave de segurança. Além disso, se você compra uma Sh usada, o antigo dono sabe o código de segurança. Ele poderia, por exemplo, lhe entregar somente uma das chaves de segurança (vem duas) e dizer que perdeu a outra, e se for um cara mal intencionado, pode te sacanear facilmente. Aliás não é difícil achar algo que substitua a tal chave de segurança, de modo que mesmo de posse das duas, permanece o fato de que mais alguém conhece o código. O que não é diferente de comprar uma moto qualquer usada sem receber a chave reserva.


Depois posso acrescentar mais alguma coisa, mas por enquanto são essas as minhas observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário