domingo, 21 de julho de 2019

Os falsos profetas, as promessas de vitória e o inclusivismo religioso

Nos dias atuais, em que tudo é falseado e distorcido, não é de se admirar que o evangelho seja também falsificado. Nesse contexto, o pastor Tadeu concluiu hoje a sequência de sermões que vinha fazendo sobre os falsos mestres, desta vez, falando especificamente sobre a disseminação de falsos ensinamentos no meio evangélico, como a teologia da prosperidade e as teorias ecumênicas.
Precisamos ter em mente que os falsos profetas já estão no mundo, eles têm arrastado multidões com suas falsas doutrinas e por causa dos seus ensinos errôneos o evangelho de Cristo tem sido cada vez mais escandalizado. Uma das características desses falsos mestres está no fato de que anunciam e pregam um evangelho antropocêntrico, centrado no homem, baseado em coisas que satisfazem o ‘eu’ e deixa Jesus de lado; não procura mortificar o homem natural, antes disso, cuida em agradá-lo massageando-lhe o ego e trazendo conforto com suas promessas de superação e milagres financeiros. Trata-se de um evangelho fácil, cômodo, centrado na visão do ser humano e focado em um ideal de prosperidade; suas palavras fomentam um espírito de fraternidade e de concordância com ideologias mundanas; induzem ao ecumenismo e ao relativismo moral, próprios do inclusivismo religioso da época em que vivemos, em que não existe verdade absoluta, onde é todo mundo junto e misturado.
Infelizmente as pessoas são facilmente levadas pelo engano e pela mentira, até porque é disso que o povo gosta. Hoje as igrejas estão cheias de pessoas em busca de histórias mirabolantes e ansiosas por ouvir mensagens de incentivo e mentiras reconfortantes. O culto virou terapia de grupo. Palavras como bênção, unção, vitória, sucesso... não podem faltar para essas pessoas, assim esses pastores usam e abusam de jargões evangélicos (que mais parecem clichês de autoajuda) para dar às pessoas aquilo que elas querem ouvir: “Deus vai te dar vitória, Deus vai te exaltar, Deus vai realizar os teus sonhos, Deus tem coisas grandes para você, receba aí a tua benção, agora é só vitória, o melhor de Deus ainda está por vir, etc.”.
Ora, o melhor de Deus já veio, Cristo Jesus, que com seu sacrifício na cruz nos comprou e nos trouxe a salvação e a certeza de vida eterna. Quanto a esse evangelho misturado, a bíblia nos alerta em 2 Coríntios 6:14: "que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?", também nas palavras de Jesus em Mateus 10:34: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.”, ou seja, um evangelho de pacificação, que não traz discórdia e não contraria os interesses vigentes, não pode ser autêntico. Por fim, Filipenses 3:19: “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário