segunda-feira, 29 de julho de 2019

14ª Conferência Jovem - Conferj


Ontem eu tive o privilégio de estar na Igreja Batista Fundamentalista participando de sua 14ª Conferência Jovem - Conferj. Foi uma noite muito especial de louvor e adoração, recheada de apresentações belíssimas dos ministérios dos jovens e adolescentes, com cânticos, coreografias, encenações e mensagens carregadas de emoção e simbolismo, todas retratando o amor de Deus.
Com o tema 'porque ele nos amou primeiro', a conferência contou ainda com a participação de convidados de outras igrejas, como a cantora Talita e o orador da noite, o pastor Neemias Silva, da Igreja Batista de Apodi, que falou sobre o amor de Deus, dissecando um conhecido trecho bíblico que, segundo ele, quem entende esse versículo, entende toda a mensagem da Bíblia, João 3:16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.". Em sua análise, o pastor abordou cinco pontos:
1. Porque Deus amou. O versículo trata de um amor sem paralelo em nosso mundo, que está além do nosso entendimento: o amor de Deus. E apesar de Deus não precisar dos pecadores, Ele ama os pecadores. Ele nos ama porque decidiu nos amar, não por causa de nossas ofertas ou atos de bondade. Diferente de outras religiões, não fomos nós que nos doamos para receber a atenção de Deus, mas Deus quem se doou por nós, "pois ele nos amou primeiro".
2. Deus amou ao mundo. Aqui não se trata do amor pelos anjos ou pelas coisas celestiais, mas pelo mundo, por pessoas más e corrompidas pelo pecado. E quando olhamos para o mundo e enxergamos toda a miséria na qual está inserida a humanidade, podemos então entender a grandeza desse amor, pois Deus olhou para nós e nos amou sendo nós ainda pecadores.
3. De tal maneira. Esse trecho nos dá uma ideia do quanto o amor de Deus é imensurável. Jesus, que sempre se valia de parábolas em seus ensinamentos, não usou de comparações para ilustrar o tamanho do amor de Deus, pois qualquer analogia seria insuficiente para descrever esse amor inefável, que excede todo entendimento.
4. Que deu seu filho unigênito. Ou seja, o amor de Deus não se resume apenas em palavras, pois ele nos enviou seu filho não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Assim Cristo veio nos salvar, vivendo em nosso lugar uma vida perfeita, sem pecados, morrendo em sacrifício carregando sobre si as nossas culpas, e ressuscitando triunfante sobre a morte e o pecado.
5. O resultado: para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Aqui, não basta somente crer no sentido de acreditar na sua existência; a salvação se dá pela fé, é ela quem transforma e faz o homem se arrepender dos seus pecados, e é o arrependimento que nos redime e nos permite conhecer a Deus, amá-lo e servi-lo.
Desta forma, entendemos que os que creram no sacrifício de Jesus e se arrependeram de seus pecados, herdarão a vida eterna não porque são bonzinhos, mas porque se convenceram da necessidade de salvação em Cristo mediante a graça do amor de Deus para conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário