domingo, 20 de outubro de 2019

Situações da vida cristã - Provação

Nos dias de hoje, é comum encontrarmos igrejas pregando um evangelho moderno, que só fala em bênçãos e promessas de milagres. Assim, sem tomar conhecimento dos espinhos, um novo convertido pode achar que o caminho da salvação é repleto de flores e vitórias, mas há situações difíceis, inerentes à vida cristã, que surgem para provar a nossa fé, e isto é vida com Deus.

As provações estão intimamente ligadas à vida cristã. Mas o que é uma provação? De forma simples, podemos dizer que é um teste, uma situação que Deus permite que aconteça para sondar a nossa fé; não que Ele não saiba, mas que a partir dessas circunstâncias você possa tirar suas conclusões e assim amadurecer no Espírito. O fato é que se você não está sendo provado agora, mais cedo ou mais tarde haverá de estar, pois este é um dos métodos que Deus usa para aperfeiçoar a nossa fé.

As provações podem surgir de várias situações, como uma doença que qualquer um está sujeito a ser acometido, mas outras são próprias ao crente, e podem ser desde tormentos físicos a espirituais. Assim, se sofremos as consequências de nossos maus atos, não há aí glorificação alguma, mas se padecemos por amor a Cristo e nisso percebemos o agir de Deus ante situações difíceis que enfrentamos ao sermos acometidos por coisas alheias às nossas ações, devemos confiar na providência de Deus e esperar no Senhor, daí a importância de reconhecermos que estamos sendo provados.

A provação tem sua importância porque ela nos desafia a crer e a buscar mais a Deus, mesmo quando não enxergamos uma solução imediata. O tempo da provação aprofunda o nosso relacionamento com Deus e nos torna mais amadurecido na fé - e uma fé que não tem condições de ser provada, de nada vale. O certo é que após as provações nos tornamos pessoas mais fortes e confiantes. “Bem aventurado o homem que suporta a provação”.

Como crentes, precisamos saber a diferença entre provação e tentação. Deus prova; quem tenta é o diabo. Além disso, Deus não nos prova além de nossas forças, e a cada provação ele nos fornece graça suficiente para suportá-la. “Muitas são as aflições dos justos, mas o senhor o livra de todas”. Que assim seja.
***
Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 13 de outubro, na Igreja Batista Fundamentalista.

Referências bíblicas:

Tiago 1:2-4
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

I Pedro 4:12-16
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Salmos 66:10
Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.

Deuteronômio 8:2
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário