domingo, 27 de outubro de 2019

Conferência de Aniversário - IBF 70 Anos


Segundo os teólogos, o Salmo 126 é uma celebração do povo de Israel ao fim do período de escravidão na Babilônia. No capítulo, vemos destacarem-se três momentos: o passado, o presente e o futuro. Quando olhavam para o passado, celebravam a sua libertação; no presente, reconheciam a necessidade de restauração ao se compararem com o deserto do Neguebe; e para o futuro, sentiam-se desafiados a semear, embora com dificuldades, mas confiantes na alegria dos resultados.
A seguir, destacamos algumas lições que podemos extrair deste Salmo:
1. Apesar dos grandes feitos de Deus no passado, precisamos hoje viver o presente. Deus mudou a nossa sorte, então precisamos viver o que somos hoje, ou seja, se Deus nos salvou, precisamos viver como salvos, não como derrotados, mas como pessoas transformadas, alegres, pois já recebemos de Deus a vitória em Cristo.
2. O Senhor sempre trouxe uma boa nova depois de uma grande tribulação. Por causa da desobediência e do pecado, o povo de Israel padeceu como escravo em terras estrangeiras, mas Deus cumpriu a sua promessa e libertou o seu povo do cativeiro. Deus é fiel à Sua palavra, e quando tomamos posse das promessas de Deus, podemos então nos alegrar, certos de que o Senhor não nos desampara.
3. Muitas vezes a dura realidade vem depois do sonho. Quando o povo de Israel saiu do cativeiro, encontrou sua nação destruída. Viram o sonho da libertação transformar-se na dura realidade da reconstrução. Assim, há momentos em que devemos olhar para dentro de nós e reconhecermos que somente através da força transformadora do Espírito Santo poderemos viver uma vida restaurada na pessoa de Jesus Cristo.
4. Com a graça de Deus, podemos projetar o futuro. O salmista usa a linguagem simbólica da colheita, trazendo à tona as dificuldades do trabalho de semear em contraste com a alegria da ceifa. Assim também nós, enquanto igreja, precisamos viver, desde já, com alegria e em novidade de vida, mesmo ante as dificuldades, confiantes na providência de Deus, agradecidos pela Sua graça e certos de que quanto mais duro trabalho, mais doces serão os frutos.
Por fim, o Salmo 126 traz uma grande realidade para os nossos dias. Nesses tempos de angústia e depressão, precisamos lembrar que os feitos de Deus em nossas vidas, através de Sua obra redentora por meio de Cristo Jesus, são motivos de sobra para nos regozijarmos e celebrarmos com alegria. E assim como as nações viram e reconheceram a alegria do povo de Israel mediante o agir do Senhor, também a comunidade local tem verificado as realizações desta igreja, por intermédio de Cristo, e por isso estamos alegres.
Extraído do sermão do pastor Marcelo Morais, sábado, 26 de outubro de 2019, 1º dia da Conferência de Aniversário da Igreja Batista Fundamentalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário