quinta-feira, 14 de maio de 2020

Adesão da EEPJA às aulas online

Tivemos hoje à tarde a primeira reunião por videoconferência com os professores e equipe pedagógica da #EEPJA. Realizada pelo Google Meet, a reunião foi bastante proveitosa e serviu para esclarecer alguns pontos acerca das aulas à distância. A partir da próxima semana, os professores que aderiram ao formato estarão interagindo com os alunos principalmente por meio do WhatsApp. Daí em diante, os colegas poderão direcionar os estudantes para outras ferramentas, como YouTube, Zoom, Google Sala de Aula, Formulários, etc., tudo de acordo com a afinidade do professor e disponibilidade da turma, mas a base será o zap; seja por texto, áudio, vídeo, foto, a ideia é que seja algo simples e o mais abrangente possível. Sobre os alunos sem acesso, esta foi a questão mais discutida na reunião e o principal motivo apontado pelos colegas que optaram por não aderir neste momento às aulas à distância. De fato, não há como alcançar todos os estudantes, mas sejamos realistas, qual é a aula de reposição que consegue isso? Entendo a preocupação dos colegas neste sentido, mas não acredito que a adoção de aulas online poderá trazer algum prejuízo além daqueles observados em reposições presenciais. É claro que o ideal seria que todos pudessem ter acesso, mas a realidade tem mostrado que muitos que têm acesso preferem simplesmente não participar das aulas e gastar seu tempo online de outra forma, seja jogando Free Fire, assistindo séries, vídeos ou nas redes sociais. A concorrência é grande. 😅




Nenhum comentário:

Postar um comentário