terça-feira, 26 de maio de 2020

Textão

Nestes tempos de pandemia, onde o celular assumiu um papel nunca antes visto na Educação e os professores estão tendo que se virar para dar aulas à distância, é preciso entender que, se o trabalho está agora no ambiente virtual, tal ambiente deve ser tratado com profissionalismo.

O problema ocorre quando os ditos administradores se omitem de suas funções esperando que as pessoas usem do bom senso, mas leis e regras existem justamente porque não se pode contar com o bom senso das pessoas. Manter um grupo de escola com pessoas de fora da instituição, nestes tempos, é agir contra a educação; é piorar a vida das pessoas que precisam estar naquele grupo em favor daquelas que não precisam.

Todo mundo sabe que conviver com gente não é fácil; quando é alguém que você sabe que precisa estar ali, que está no mesmo barco, vá lá, você exercita a paciência e releva os off-topics, mas com pessoas que não deveriam estar naquele ambiente virtual, e o pior, tratando de assuntos avessos, roubando o seu tempo e ainda por cima fazendo piada?

Infelizmente, alguns acham justo que ex-colegas estejam no grupo da escola compartilhando fake news, mensagens enviesadas e assuntos que nada contribuem para a vida escolar além de sabotar o tempo daqueles que, por causa das circunstâncias, precisam estar verificando o que é postado no grupo.

Sei que para alguns o tempo está sobrando e um grupo de whatsapp é sobretudo um passatempo, mas para outros, o dia tem sido curto para preparar aulas e ensinar à distância, e ainda por cima tendo que aprender enquanto faz. Então, que cada um ponha a mão na consciência e perceba que grupo de escola deve ser usado para tratar de assuntos inerentes à prática escolar, não para conteúdo alheio à educação e ao trabalho.

O inimigo: Pra escrever textão você tem tempo, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário