sexta-feira, 26 de junho de 2020

Afaste-se da incredulidade


Jairo era principal entre os judeus, chefe na sinagoga, um homem influente e importante, mas diante de uma situação de dificuldade, prostrando-se aos pés de Jesus, suplicou-Lhe para que fosse à sua casa ver a sua filha que estava à beira da morte. 

Contudo, no percurso até sua casa, chegou-lhe a notícia de que a menina já havia morrido. "Não incomodes o Mestre", disseram-lhe. Mas Jesus interveio e o encorajou: "Não temas, crê somente, e ela será salva". Assim eles seguiram.

Na casa, muitos choravam e se lamentavam. “Não choreis; ela não está morta, mas dorme”, disse-lhes Jesus. Mas as pessoas riram Dele, pois sabiam que a adolescente já estava morta. Jesus então, pondo-os todos fora, pegou na mão da menina, clamou e mandou que ela levantasse. A menina levantou-se e Ele mandou que a alimentassem.

Algumas lições que podemos extrair:

1. A adoração vem antes do milagre.
Jairo prostrou-se aos pés de Jesus, um ato de humildade, rendição e adoração. Curvar-se ao Senhor é mais do que reclinar-se fisicamente, é entregar-se de coração a Deus; é entronizar o Pai e reconhecer a nossa própria insignificância e impotência. Independente da resposta que obteremos do Senhor, antes de tudo, devemos adorá-Lo na beleza da Sua santidade,

2. Por mais difícil que seja a situação, não deixe de crer.
Apertados pela multidão, Jairo caminhava confiante com Cristo. Contudo, sucederam coisas que poderiam tê-lo feito desistir. Além dos problemas que nos cercam diariamente, muitas vezes nos deparamos com imprevistos que tentam nos esmorecer e nos atrasar, tal como ventos contrários que surgem repentinamente para nos desviar do caminho. Como reagiríamos no caso de Jairo, com alguém nos dizendo para desistirmos porque a causa já estava perdida? Jesus, porém, nos encoraja; Ele é a ressurreição e a vida: "Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá".

3. Afaste-se da incredulidade.
Não duvide do poder de Deus. Jairo achegou-se com fé e humildade, mas precisou ter paciência durante a caminhada e perseverança ante a notícia da morte da sua única filha, e ao chegar em casa, ainda encontrou o lugar repleto de pessoas incrédulas que riram e zombaram de Jesus, a única pessoa que estava ali para ajudá-lo. Ou seja, estava tudo contribuindo para o seu fracasso. Mas Jairo não cedeu àquelas influências negativas e, mesmo sendo uma situação constrangedora, acatou a ordem de Jesus e pôs os incrédulos para fora. Livre das influências negativas, pôde enfim contemplar o milagre.

Cristo trouxe a vida, trouxe a solução. Portanto, mesmo que as dificuldades apareçam e cresçam, creia, e não deixe de confiar; Paulo e Silas, presos e açoitados, louvavam e adoravam ao Senhor. Então não ligue para o que os incrédulos estão dizendo; para Jesus, nenhuma causa está perdida. Por fim, não se associe àqueles que estão na incredulidade; mesmo aqueles que, apesar de se dizerem cristãos, têm agido com a descrença em seus corações. Mantenha a sua fé, continue adorando, crendo e confiando. “Se creres, verás a glória de Deus”.

Baseado na reflexão do Pr. Antônio Tadeu, quarta-feira, 03 de junho de 2020, culto de oração transmitido pela Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: Lucas 8:40-42;49-56. 

Um comentário:

  1. Jesus é sempre solicito aos nossos pedidos e às nossas súplicas, mas sabemos que as coisas não costumam acontecer de uma hora para outra, e enquanto esperamos o agir de Deus, muitas coisas podem acontecer para tentar nos atrasar ou mesmo para nos testar; para confirmar se de fato estamos com o coração naquele sentido. Jairo chegou-se a Jesus com fé e humildade, mas precisou de paciência e perseverança para alcançar aquilo que buscou prostrado aos pés de Cristo.

    ResponderExcluir