quarta-feira, 24 de junho de 2020

Enfrentando enfermidades


Você crê no amor de Deus? Acredita que Deus te ama? Se é assim, com base nisso, você acredita que podem ficar doentes aqueles a quem Deus ama? 

Estava, porém, enfermo um certo Lázaro.
A primeira coisa que aprendemos em João 11 é que o amor de Deus não nos isenta de ficarmos doentes. A Covid-19 está por aí fazendo vítimas em todo o mundo e pode pegar qualquer um, inclusive os crentes; mesmo o mais fiel e piedoso, nenhum de nós está isento de ser vítima desta ou de outras doenças. 

“Eis que está enfermo aquele que tu amas”.
Jesus amava Lázaro e suas irmãs, mas mesmo sabendo que ele estava doente, ainda demorou-se para ir atendê-los. Nisso vemos o propósito de Deus, que pode tardar, mas não falha.

"Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus".
Muitas vezes enfrentamos as consequências de nossos próprios atos e pecados, mas certas coisas acontecem em nossas vidas para que nos voltemos mais para Deus e o nome do Senhor seja glorificado.

"Para que acrediteis".
A demora de Jesus tinha por objetivo aumentar a fé dos discípulos e glorificar o Pai. Enquanto nós buscamos o alívio imediato da situação, Jesus busca a Sua glória — "A maturidade cristã é indicada pela preocupação do crente com a glória de Deus".

“Vede como o amava”. 
O choro de Jesus não foi de tristeza ou arrependimento, mas uma demonstração de empatia, afeição e afeto. Jesus se compadece de nossas dores pois viveu como homem e sabe muito bem o que passamos e enfrentamos. 

"Não podia ele fazer com que este não morresse?"
Achavam que Jesus, como amigo, não poderia ter deixado Lázaro morrer, mas Cristo mandou tirar a pedra e em seguida mandou Lázaro vir para fora e para a vida. 

O texto nos mostra que:
1. Lázaro, mesmo sendo amigo amado de Jesus, adoeceu e morreu;
2. Jesus tem um tempo certo de agir e atua conforme a Sua soberana vontade;
3. Ele faz com que cresçamos na fé através de situações adversas;
4. Deus tem um propósito para todas as situações;
5. Tudo é para a glória do Seu nome. 

Portanto, por mais fiéis que sejamos, não estamos isentos dos males que assolam este mundo. Então, se porventura acontecer, não cabe a nós ficarmos com raiva de Deus ou acharmos que fomos abandonados; pelo contrário, devemos continuar dando glória a Deus e santificar o Seu nome, certos de que, vivendo ou morrendo, pertencemos ao Senhor — e acima de tudo, para o crente, o morrer é lucro. 

Extraído da mensagem do Pr. Antônio Tadeu, quarta-feira, 17 de junho de 2020; culto de oração transmitido pela Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: João 11. Outras referências bíblicas: 1Tm 5:23, 2Tm 4:20, Tg 5:14, Gl 4:13, 1Co 11:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário