sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Impressões sobre minha primeira viagem curta com a Sh 150i

Esses dias eu fiz minha primeira viagem com a Sh 150i. Foi um tiro curto de cerca de 70 km, ida e volta, até a Serra do Mel. Quem conhece a estrada que liga a BR 304 àquele município, sabe que quando fizeram a sua pavimentação, não usaram rolos compressores; ao invés disso, botaram uma tropa de cornos pra encalcar o asfalto com os pés, tamanha é a irregularidade daquela estrada.

E justamente por essa peculiaridade, eu estava ansioso para andar por ela, pra ver se eu percebia alguma diferença em relação à PCX. Sobre isso, passo a descrever as minhas impressões.

Considero a Sh mais estável; mais "na mão", por assim dizer. A PCX era mais nervosa e não passava muita confiança passando por aqueles ‘mondrongos’. Pilotar com apenas uma mão, por exemplo, é bem mais tranquilo na Sh.

Achei que a Sh subiu a serra com mais fôlego. O motor dela é o mesmo da PCX, mas com 1,6 cv a mais de potência e superando-a em 0,04 kgfm de torque, foi possível perceber que, mantida a aceleração, ela não perdia tanta velocidade na subida quanto a sua antecessora.

Mas o quesito mais aguardado era o conforto, e nisso a Sh deu de olé na PCX. Por incrível que pareça, a posição de pilotagem dela é muito melhor para esse tipo de situação. Na PCX, é possível ficar em duas posições, com os pés mais à frente, deixando as pernas quase estendidas, ou com os pés mais recolhidos. Avançando os pés, você descansa as pernas mas acaba sobrecarregando um pouco a coluna, que tende a ficar mais curvada. Na posição ‘normal’, o banco mais baixo deixa a perna num ângulo menor que na Sh, que tem apenas uma posição, mas como a distância do assoalho para o banco é maior, as pernas ficam numa posição quase que intermediária, com um ângulo mais aberto e a coluna mais reta. Ou seja, eu fico mais bem sentado na Sh, com a coluna mais neutra e numa posição mais anatomicamente confortável. Fui e voltei e não senti dores nas costas. Nenhuma ardência na coluna. Não digo que foi uma surpresa pois já havia conversado com outro proprietário de Sh que também relatou mais conforto cervical em relação à sua scooter anterior, mas como eu estava meio cético, precisava experimentar para confirmar, e o resultado foi muito bom.

É claro que se compararmos a uma moto trail como a Bros ou XRE, a Sh vai passar vergonha, mas o contexto aqui é o das scooters, e nele a Sh não tem decepcionado. Tem seus pontos negativos, como qualquer moto, mas por enquanto a lua de mel continua. Só love.

Nenhum comentário:

Postar um comentário