sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Tipos físicos genéticos

Uma coisa que eu não aprendi na época de escola - nem em lugar nenhum - foi que existem três tipos físicos de acordo com a genética de cada um: os ectomorfos, que têm mais facilidade em perder peso; os mesomorfos, que são os ditos indivíduos de genética privilegiada, pois tendem a formar músculos com mais facilidade e os endomorfos, cuja característica é o ganho de peso. Vim descobrir essas coisas há pouco tempo, pela Internet, depois que comecei a praticar musculação.
É fácil distinguir cada tipo. Dentre outras características, os ectomorfos têm braços compridos, pescoço fino e a canela seca; os mesomorfos têm corpo atlético mesmo sem praticar exercícios físicos com frequência, são aquelas pessoas de corpos invejáveis, pernas torneadas, barriga de tanquinho e músculos definidos; já os endomorfos costumam ter pernas grossas, pouca cintura e pescoço largo. É perfeitamente normal apresentar características de um e outro tipo físico, numa espécie de espectro genético, tendendo mais para uma ou outra característica.
No meu caso, predominam as características ectomórficas. Para mim, é muito mais fácil perder que ganhar peso, e, consequentemente, é mais difícil ganhar músculos. Somando-se a isso o fator idade, que após a barreira dos 40 anos torna o ganho de músculos mais complicado, dá pra perceber que mesmo treinando feito um condenado e comendo que nem um porco, jamais chegarei a um 'The Rock'. Mas não que isso me impeça de tentar. Afinal, eu creio em milagres. 😅

Nenhum comentário:

Postar um comentário