sábado, 8 de junho de 2019

Pingo da Meidia 2019, o Resgate


Ninguém duvida que o Pingo da Meidia é um dos maiores eventos Juninos do Brasi; a festa marca o início dos festejos do Mossoró Cidade Junina e é sem dúvidas o seu grande diferencial. Chamado de O Maior Bloco Junino do Brasil, o evento já é tradição na cidade e muitos mossoroenses passam o ano todo à sua espera. Contudo, são poucos os que vão à avenida Rio Branco para prestigiar a essência do Pingo. Como assim? Explico.

O que torna uma cidade ou evento atrativo aos turistas é o que ela oferece de único, aquilo que a destaca das demais. Pelo que consta, o Pingo da Meidia é algo que só existe aqui, numa das cidades mais quentes do país, onde o povo não se incomoda com qualquer calor e tem coragem de brincar São João às doze horas em ponto, no pingo do meio-dia. Infelizmente, nos últimos anos, o evento foi sendo descaracterizado e chegou a começar às 3h da tarde. Muita gente não ligou pra isso e pouco a pouco o Pingo foi se transformando numa festa que só existia no nome. Pra terem uma ideia, em 2018, uma equipe da TV Globo Recife veio cobrir o evento e ficou olhando um pra cara do outro perguntando 'cadê?', pois já passava do meio-dia e nada da festa começar, a única coisa que se via eram os políticos dando entrevistas às rádios locais como se o Pingo estivesse acontecendo, mas não havia nada, era tudo fake.

Turma de Natal que estava às 12h em ponto
curtindo o Pingo da Meidia.
Esse ano, felizmente, o pessoal da prefeitura percebeu isso e promoveu um resgate da festa começando o Pingo pontualmente ao meio-dia com uma grande queima de fogos e já com três trios elétricos tocando. E pra minha surpresa, havia muita gente na avenida, e em sua grande maioria, turistas. Tinha uma grande turma de Natal que veio numa excursão, também gente de Patu e Caicó, entre outros, a cantora Nataly Vox mandava o alô pra galera e eles respondiam gritando e erguendo as mãos. Estava bonito de se ver.

Merece destaque o trabalho da guarda civil municipal, presente em grande número e distribuída ao longo da avenida, além de em pontos fixos suspensos de onde eles observavam a movimentação. Tinha também uma equipe do Samu que esse ano estava em veículos elétricos, Segway, e chamava bastante atenção. Mas um dos problemas da festa, a camarorização dos espaços públicos, continua e acho que foi agravado esse ano, pois partes da área do Memorial foram cercadas limitando ainda mais o espaço de circulação das pessoas. Uma pena.

Finalmente, considerando que o Pingo da Meidia é a festa que começa ao meio-dia, quem foi nesse horário não teve do que reclamar. Festa tranquila, muita gente animada, sensação de segurança, muitas pessoas postando nas redes sociais, fazendo selfies, grande cobertura da mídia - vi equipes da Globo, Record, SBT e até da TV Câmara -, presença de muitos turistas, bandas animadas… enfim, o único inconveniente mesmo era o sol, mas isso mossoroense da gema tira de letra, ainda mais de chapéu e com a ajuda do protetor solar. Ano que vem, se Deus quiser, estarei novamente lá, às 12h em ponto, no Pingo da Meidia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário