domingo, 4 de agosto de 2019

Quatro homens, quatro lições


Hoje o pastor Tadeu abordou a narrativa bíblica que fala sobre o gesto de fé, bondade e persistência de quatro homens que conseguiram levar um paralítico até Jesus descendo o homem pelo telhado para superar a multidão que os impedia de se aproximarem. O texto além de tratar da questão da amizade, nos permite destacar quatro lições:
1. Generosidade. Explicada como sendo a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem, a generosidade está em compartilhar o bem sem pensar em levar nada em troca. Aqueles quatro não pensaram apenas neles mesmos, eles pensaram e agiram em benefício do próximo, o paralítico. Generosidade é agir com nobreza, é humanidade, é benevolência… Se o cristão não evidencia a generosidade, quem vai evidenciar? Devemos fazer boas ações não para sermos salvos, mas porque somos salvos; a salvação não se dá por obras, mas pela fé, todavia, aquele que é salvo expressa a Cristo através de suas boas obras, dedicando-se ao próximo, auxiliando aqueles que se encontram paralisados espiritualmente e ajudando as pessoas necessitadas do amor e da compaixão de Deus, levando-as a Cristo, tal como os quatro que tiveram a iniciativa de ajudar o paralítico. Deus conta conosco para socorrermos as pessoas, mas muitas vezes deixamos de agir como o bom samaritano e fazemos tal como o sacerdote e o levita, que passaram pelo homem ferido sem lhe prestar socorro.
2. Persistência. Quando os quatro homens chegaram ao local, encontraram um obstáculo, a multidão que os impedia de se aproximarem de Jesus. Podemos aqui representar a multidão como sendo o mundo, com todos os seus enganos, com suas paixões e com tudo aquilo que nos impede de chegar a Jesus. Daí a importância de perseverarmos, pois a persistência é continuidade, é esforço para atingirmos os nossos objetivos, é coragem para ignorarmos as críticas e disposição para vencermos as dificuldades sem nunca desistirmos. A persistência é o que nos faz vencedores.
3. Eficiência. Os quatro não foram somente generosos e persistentes, eles também foram eficientes. A eficiência traz resultados, e eles sem dúvida alcançaram o resultado que estavam esperando. Eficiência é competência, é capacidade, e é justamente em momentos de crise que somos desafiados a mostrar nossa capacidade e a procurar maneiras distintas para atingirmos nossas metas, mas quando unimos a eficiência à eficácia, o resultado é esse, produtividade, e o produto da eficiência daqueles quatro homens foi que o paralítico saiu do local andando, para a glória do Senhor.
4. Fé. Jesus viu a fé daqueles homens. Quando agimos com fé, pessoas são assistidas e almas são salvas. Com fé, mesmo que haja empecilhos, os resultados são alcançados. Então que as nossas atitudes sejam semelhantes à daqueles quatro homens, pois a fé sem as obras é morta.
Assim, pelo que foi exposto, podemos notar que quando a fé age, as coisas mudam, pessoas são salvas e milagres acontecem. E a mensagem que fica é para que não deixemos o outro sozinho, desamparado, fazendo de conta que não é com a gente; sejamos generosos, persistentes e eficientes, pois com fé, nada é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário