domingo, 11 de agosto de 2019

Mensagem aos Pais




Hoje, culto do dia dos pais na IBF, os pastores Tadeu e Leandro se revezaram na pregação da palavra, cada um abordando um aspecto acerca do papel dos pais no âmbito familiar.
Citando Efésios 5:23, “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja”, o pastor Tadeu destacou a posição de liderança que os pais devem assumir dentro da família, “pois o marido foi instituído por Deus como o cabeça do lar”, aquele que vai estar governando, instruindo e assumindo a responsabilidade à frente de sua família, e assim como Cristo governa e lidera a sua Igreja, também o marido deve exercer essa liderança, tornando o seu lar cada vez mais uma benção de Deus. Lembrou ainda que essa liderança não significa autoritarismo e imposição, mas respeito e observância aos princípios bíblicos, que ao casar, o governo do lar não deve ser da mulher ou da sogra, como é comum ocorrer nos dias de hoje, mas do homem, pois é a liderança de um homem à frente de seu lar que determina a qualidade da sua família, e que muitas famílias hoje em dia estão como estão porque os homens cada vez mais têm se furtado de suas responsabilidades enquanto cabeça do lar. E fez um alerta: “não deixe seus filhos nas mãos do Estado”. Como sabemos, o mundo jaz no maligno, então não entreguemos os nossos filhos a César para que depois não venhamos a nos surpreender quando eles começarem a agir como os romanos.
O pastor Leandro, por sua vez, citou o temor do Senhor como o princípio da sabedoria e destacou o papel do pai como sacerdote da família, aquele incubido de orientar os filhos no caminho do Senhor e de plantar diariamente a semente da educação nos corações dos filhos, não somente através de palavras, mas principalmente pela força do exemplo, educando constantemente através dos gestos e ações que expressam ao seu filho uma ação contínua, demonstrativa, na qual o pai exprime os frutos daquilo que realmente é. Falou ainda que quando você teme a Deus, o fruto desse temor é uma esposa que possa te amar e filhos que viverão segundo os princípios que você direcionou, "pois a maior herança que alguém pode deixar para os seus filhos é a herança espiritual". Alertou para o fato de que se negligenciarmos os de nossa própria casa, seremos piores que os infiéis, e encerrou orientando para que cada um deixe os erros do seu pai no passado e assim exerça sua liderança conforme os ensinamentos de Cristo, “para que os seus filhos possam olhar para você e admirar o Deus a quem você serve”.
De minha parte, devo dizer que tudo isso é, de certa forma, novo pra mim. A palavra família nunca me fez muito sentido, e só recentemente, coisa de dois a três anos pra cá, quando passei a ler Olavo de Carvalho e voltei a frequentar a igreja, pude entender com clareza o que ela significa, infelizmente, tarde demais para consertar os erros do passado, mas quem sabe, ainda a tempo de talvez escrever uma nova história. Deus é quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário