terça-feira, 20 de agosto de 2019

Vida com Deus envolve compromisso


Ontem, na IBF, o pastor Tadeu abordou o fato inquestionável de que a vida com Deus implica em compromisso, e iniciou o sermão fazendo o seguinte questionamento: o que você esperava quando tomou a decisão de aceitar a Jesus? Será que você compreende que a vida com Deus é um chamado de, e para, um compromisso?
Em Lucas 9:57-62, vemos Jesus como que pondo à prova aqueles que queriam segui-lo: “as raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Jesus alertava as pessoas quanto ao compromisso que elas estavam prestes a assumir e quanto às consequências daquela atitude. As observações de Jesus nos dizem para avaliarmos bem nossas decisões para não voltarmos atrás naquilo que nos propomos a fazer, até porque a decisão de servir a Cristo deve ser um caminho sem volta, afinal "ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus". A ideia é reforçada em Lucas 14: 25-33 quando Jesus cita o exemplo de um homem que, tendo iniciado uma obra, teve que interrompê-la por falta de planejamento. “Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.”. Assim também nós devemos nos manter firmes sem jamais recuar da nossa missão para com Cristo.
E uma vez que compreendemos o chamado de Deus em nossas vidas, entendemos que somos chamados para servir, e que servir implica em trabalho. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Cor 15,58). Todavia, quando se trata de trabalho e envolvimento, a realidade tem nos mostrado que muitos não assumem uma vida de compromisso para com Deus. Pessoas que se recusam a assumir responsabilidades, que não cumprem com seus deveres, que fogem de suas tarefas, que falham em suas promessas e nada cumprem, que na primeira crítica ou nas menores dificuldades já não mostram mais nenhum comprometimento, lamentavelmente, não são pessoas confiáveis; são pessoas com as quais não se pode contar.
Hoje, alegando falta de tempo, há muitos crentes por aí que se dizem servos de Deus, mas que não estão dispostos a servir coisa nenhuma; não querem se comprometer e vivem de apontar desculpas. Muita gente não consegue se fixar nas igrejas justamente temendo algum compromisso, com medo de serem requisitadas pelo pastor ou de serem repreendidas por uma conduta inadequada. Ora, é fácil essa vida de visitar igrejas e passear por congregações, mas o fato é que pessoas assim dão evidências de que são amantes de si mesmas e que estão mais interessadas em satisfazerem suas próprias vontades, mesmo que sejam contrárias à vontade de Deus. Há uma frase circulando nas redes sociais bastante conhecida entre esses que preferem ficar visitando as igrejas sem fixar raízes em nenhuma delas: "Lázaro não era apóstolo, mas era amigo de Jesus. Intimidade é melhor do que cargo". É uma frase reconfortante, boa para satisfazer o ‘eu’, mas quem usa essa frase, esquece de João 15,14: "vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando". Então se você é amigo de Jesus, você não vai se furtar às suas responsabilidades, pois o grau de intimidade está ligado diretamente à obediência que temos para com Ele. "Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,50).
Voltando a Lucas 9,23: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Seguir a Cristo envolve renúncia, compromisso e envolvimento. É um comprometimento que requer de nós responsabilidade, diligência e perseverança. E para esses que não querem compromisso com igreja, saibam que é aqui que nós amadurecemos, é aqui que conversamos, que compartilhamos as dores uns dos outros e é aqui que aprendemos a nos amar e a nos perdoar. Prestar culto é serviço.
E você, tem mantido o seu compromisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário