sábado, 9 de novembro de 2019

Efésios 6


Apesar de satanás usar pessoas, nosso enfrentamento não é contra seres humanos. Efésios 6 fala de luta, mas para tal, as armas humanas não servem. A batalha contra o inimigo de nossas almas deve ser travada com armas espirituais, as quais são poderosas em Deus. E nessa batalha precisamos tomar algumas precauções:

1. Conheça o inimigo.

Como vou participar de uma luta sem saber quem estou enfrentando? Satanás é um ser espiritual, mas tão real e vivo quanto eu e você. Por toda a Bíblia, podemos ver suas ações; onde quer que houvesse alguém em comunhão com Deus, lá estava o diabo investindo contra aquelas pessoas, sempre através de situações e circunstâncias que disfarçam suas intenções malignas. Trata-se, portanto, de um inimigo sagaz e ardiloso que usa de métodos sutis e traiçoeiros para agir. Conhecer esse inimigo e saber como atua é o primeiro passo para enfrentá-lo.

2. Não ignore o inimigo.

Alguns crentes têm a tendência de ignorar o assunto ou tratá-lo como algo distante. Se esquecem que o simples fato de estarem comprometidos com a igreja e envolvidos no ativismo do evangelho não são suficientes para se verem livres das artimanhas do demônio. As Escrituras nos dizem que devemos vigiar e orar, sempre sóbrios e alertas, sem nunca ignorarmos o inimigo. Aliás, tem pessoas que nem no diabo acredita — e isso é exatamente o que ele quer. Não podemos subestimá-lo. Jesus entra quando lhe abrem as portas, mas o diabo, ele entra pelas brechas. "Não deis lugar ao diabo".

3. Não devemos superestimar o inimigo.

Você não deve ignorá-lo, mas também não precisa supervalorizar. Tem gente que em tudo vê o demônio, e assim acaba aderindo a um tipo de fanatismo religioso que mistura práticas de ocultismo numa espécie de sincretismo evangélico. Tomadas pelo misticismo, há igrejas e pregadores por aí fazendo do diabo um meio de vida; criando doutrinas, rituais e conflitos com a figura do demônio que mais parecem um show de horrores. São os chamados ‘cultos de libertação’, onde satanás faz o seu espetáculo e concede até entrevistas.

Com tudo isso, irmãos, precisamos estar atentos e sempre nos atermos ao que está nas Escrituras. É na Palavra que devemos basear a nossa fé, não em experiências pessoais, sonhos, visões, etc. Pedro adverte para que sejamos sóbrios e vigilantes, pois o diabo, nosso adversário, anda em derredor, buscando a quem possa tragar. É por isso que precisamos estar firmes em oração, "orando em todo o tempo”, com toda perseverança e súplica, “combatendo o bom combate”.


Desta forma, Efésios 6 vem para nós como um manual que nos orienta nessa guerra espiritual contra o diabo e suas potestades: resista ao adversário, sem medo, sem cruzar os braços, revestido de toda a armadura de Deus, de forma ativa, valendo-se sempre das armas que temos à disposição para enfrentar as investidas do inimigo. Como estamos com relação à oração, à fé, à verdade, à Palavra, à justiça, ao evangelho? Precisamos de toda a armadura de Deus, não de parte, mas de todos os elementos de que dispomos para encarar essa batalha. Que o Senhor esteja conosco.


Extraído do sermão do pastor Antonio Tadeu Tadeu, domingo, 3 de novembro de 2019. Algumas referências: Efésios 6:10-18, Efésios 4:27, I Pedro 5:8, Tiago 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário