sábado, 30 de novembro de 2019

Servindo através dos dons


A exemplo do Senhor Jesus, todos nós devemos aprender a servir. E muito embora digamos que não sabemos ou que não temos capacidade, Deus capacita aqueles que são chamados. A questão é: estamos dispostos a servir ou queremos ser servidos? Com I Pedro 4:10,11 em mente, quatro pontos precisam ser considerados:

1. Você tem um dom
Se há oportunidade para servir, há também dons disponíveis para esse serviço. O dom é uma capacidade dada por Deus e todo crente tem pelo menos um, e este deve ser usado para servir, em outras palavras, você dispõe de dons que devem estar a serviço do Reino. Assim, se seu dom é ensinar, ensine com dedicação, se é dar ânimo aos outros, que o faça com amor; se é contribuir, que contribua de forma generosa; se é exercer liderança, que exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que faça isso com alegria. Não há membros sem função no corpo de Cristo.

2. Para servir uns aos outros
Quando entendemos o nosso dom e cooperamos uns com os outros, crescemos como igreja e isto se dá de forma saudável e abençoada. Precisamos considerar que entre nós existem pessoas fortes na fé, mas há também aqueles que se encontram fragilizados e carentes de atenção; essas pessoas precisam crescer na fé e é por isso que precisamos estar servindo uns aos outros; é desta forma que nos edificamos e nos fortalecemos.

3. Como bons despenseiros
O despenseiro é a pessoa responsável por um determinado estoque de mantimentos, ou seja, é aquele que cuida da despensa, o que, no caso, são as bênçãos recebidas. Como bons despenseiros, devemos administrar bem os dons que nos foram concedidos pela graça de Deus para que, servindo uns aos outros, nossas despensas não fiquem superlotadas nem esvaziadas.

4. Para a glória de Deus.
Por último, tudo deve ser para a glória de Deus; não para nos gloriarmos, pois todo dom é uma dádiva que deve apontar para o Pai. Essa é a Sua vontade, que façamos tudo pra servir, compartilhando tudo que recebemos, o tempo todo, para a honra e glória do Seu nome.

Assim, cada membro da igreja deve estar servindo de alguma maneira e cada servo deve lembrar que isso é uma questão de amor: servir, pode ser de muitas formas, mas sempre com humildade e amor fraterno. Você pode não ter se dar conta disso, mas é com você que Deus está contando. Então, irmãos, “acerca dos dons, não sejamos ignorantes”.

Que todos nós sejamos bons despenseiros dos dons que nosso Pai Celestial nos concedeu.

Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 24 de novembro de 2019, na Igreja Batista Fundamentalista. Algumas referências bíblicas: I Pedro 4:10-11, Tito 3:14, Gálatas 5:13, Apocalipse 2:19, I Coríntios 4:1, Tito 2:7, I Timóteo 4:14-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário