segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Mudar é mais difícil que emagrecer


Não é difícil perder peso, difícil é mudar os hábitos. Acordar cedo, caminhar, comer comida de verdade, treinar intenso na academia, alimentar-se de forma saudável, cortar açúcar, massas, frituras, doces, dormir cedo e repetir o processo no dia seguinte. Esse é o desafio.

A perda de peso é consequência dessa mudança de hábito, não o contrário. É claro que qualquer um pode emagrecer sem mudar sua rotina, apenas mudando a dieta. Eu mesmo fiz isso. Mas você não fica com um aspecto saudável, pois junto com a gordura, perde também massa muscular.

Eu, por exemplo, tomando Herbalife, perdi bastante peso, fui de 84 kg para 70 kg, e mantive por um bom tempo. Depois que parei de beber, perdi 10% do meu peso em apenas três meses, e em seis, eu estava com 60 kg. Isso sem praticar nenhuma atividade física.

Acontece que, apesar de magro, meu percentual de gordura era relativamente alto, quase 19%, e, sem músculos para dar sustentação, eu já começava a sentir dores aparentemente sem motivo algum, principalmente nos ombro e costas. Até cheguei a achar que era normal, coisa da idade.

Mas não era coisa da velhice, era o sedentarismo cobrando seu preço. Enfim, cada um só muda quando decide por si mesmo mudar, quando percebe que precisa de fato fazer algo a respeito. Não adianta conselho de mãe, de mulher, de médico, etc. É você com você mesmo. E não é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário