domingo, 15 de dezembro de 2019

As três Cruzes do Calvário


Pilatos, numa tentativa de livrar Jesus da cruz, apresentou à multidão Barrabás. O povo, contudo, optou pela libertação do bandido, e Cristo foi então levado à cruz. À sua esquerda e à sua direita estavam dois malfeitores. Um deles se arrependeu, o outro escarneceu. Ali, na cruz do meio, estava o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, mas apenas um daqueles homens conseguiu enxergar isso.

Primeiro, precisamos entender que Jesus estava ali porque o Pai o entregou por amor. Não porque Judas o traiu ou porque os judeus o rejeitaram; Jesus foi levado à cruz por amor à humanidade. "Desce da cruz", diziam os seus detratores, mas se Jesus tivesse descido da cruz, nós teríamos descido ao inferno.

O ladrão da esquerda estava ali, pertinho de Jesus, mas o rejeitou, e de forma semelhante, muitos o rejeitam até os dias de hoje. Ele dizia: "salva-te a ti mesmo e a nós". Há muitas pessoas que querem se salvar por seus próprios méritos, mas somente em Cristo está a nossa salvação, e assim como aqueles ladrões, todos nós estamos sujeitos a duas escolhas; uma que nos leva a aceitar a Cristo, e outra que o rejeita.

Aquele homem teve a sua oportunidade, mas, no último momento, rejeitou a Jesus; já o ladrão da direita, este decidiu tomar uma atitude diferente, talvez por ouvir de Jesus as palavras "Pai, perdoa-lhes". Ora, como um crucificado poderia perdoar aqueles que o estavam crucificando? Talvez isto o tenha feito perceber que ali não estava uma pessoa comum. O fato é que, reconhecendo-se pecador e crendo no Senhor Jesus, aquele homem abraçou a oportunidade e obteve a salvação da sua alma.

Mas por que o ladrão foi salvo?
1. Ele temeu a Deus: “tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?”
2. Ele reconheceu que era pecador: “com justiça, recebemos o que os nossos feitos mereciam”.
3. Ele reconheceu a santidade de Jesus: "mas este nenhum mal fez".
4. Ele reconheceu que Jesus é o Senhor: "lembra-te de mim quando entrares no teu reino".

Por qual mérito aquele ladrão teria sido salvo? Isso só nos mostra que a salvação se dá exclusivamente pela graça, pois se dependêssemos de nós mesmos e da nossa justiça, jamais chegaríamos a Deus.

Um aceita, o outro rejeita; Jesus está ao centro. E nós, de qual lado da cruz nos encontramos?

Extraído do sermão do pastor Leandro Carvalho, domingo, 17 de novembro de 2019, baseado em Lucas 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário