sábado, 7 de dezembro de 2019

O serviço a Deus tem recompensa


Escrevendo a Timóteo, Paulo afirma que a coroa da justiça já lhe estava reservada; em seguida, vemos que esta não foi uma promessa apenas para Paulo, mas para todos que amam a vinda do Senhor. Trata-se da coroa do vencedor, o prêmio que será dado de maneira justa para aqueles que combateram o bom combate e guardaram a fé. Esse prêmio, contudo, não é a salvação; o galardão é uma recompensa que receberemos em razão do que fizemos a serviço do Reino, mas nada tem a ver com a salvação, que, por sua vez, não ocorre em virtude das obras. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8).

A recompensa de que trataremos hoje, são retribuições recebidas pelos serviços valiosos dedicados à obra de Deus. “A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.” (Apocalipse 22:12). Aquele que servir a Deus será recompensado por Ele, e essas recompensas se darão tanto no tempo presente quanto no porvir. Mas apesar disso, há aqueles que se mostram desinteressados quando o assunto é galardão; talvez por não conhecerem o assunto ou por ainda não terem entendido que a vida com Cristo envolve compromisso. Ora, se Deus recompensa aqueles que o buscam (Hebreus 11:6), muito mais Ele fará pelos que o servem.

Paulo tinha consigo a plena convicção acerca do galardão que lhe aguardava, mas quando olhando para nós mesmos e para nossa falta de motivação, parece-nos que falta crermos mais nisso. Muita gente acha que, sendo salva, seja como for, já está bom. A recompensa do galardão, de fato, não interfere na salvação, mas nossas intenções e atitudes serão avaliadas por Deus e é possível que, ao chegar na eternidade, alguns de nós não recebamos de Deus recompensa alguma além da salvação limpa e seca.

Por isso, irmãos,  "sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois Nele o trabalho de vocês não será em vão" (I Coríntios 15:58). Se formos fazer algo pensando na recompensa dos outros e no reconhecimento dos homens, certamente ficaremos frustrados e desapontados em vários momentos, mas Deus é justo e não esquece de nada que tenhamos feito por Ele e para Ele, porque “quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Estamos servindo ao Senhor?
Muitas vezes sabemos e podemos, mas não fazemos; dispomos de tempo e recursos, mas nos omitimos. O que devemos fazer não está atrelado apenas ao trabalho na igreja; lá fora, somos também discípulos e servos que devem estar ajudando as pessoas e conduzindo-as ao amor de Deus.

Confiamos que seremos recompensados?
Se somos chamados para servir, precisamos estar certos que esse serviço tem recompensas; a coroa incorruptível, a coroa da exaltação, a coroa da justiça, a coroa da vida, a coroa da glória, são dádivas de Deus para nós, então "ajuntai tesouros no céu”.

Afinal, há algo nos impedindo de servir a Deus?

Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 1 de dezembro de 2019, na Igreja Batista Fundamentalista. Algumas referências bíblicas: II Timóteo 4:6-8, Hebreus 6:9-11, Marcos 10:28-30, I Coríntios 9:24-27, Hebreus 11:6, I Coríntios 3:8, Mateus 10:42, Mateus 6:19-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário