segunda-feira, 23 de março de 2020

Covid-19: Três verdades bíblicas sobre o momento


Nossa palavra hoje não poderia fugir do contexto atual da pandemia que tem assustado e parado o mundo; esta é a nossa realidade. Diante disso, temos a seguinte indagação: “Será que fomos abandonados por Deus? O que tudo isso significa?” Sem dúvida, a situação atual nos leva a refletir sobre Deus e sobre as perspectivas do futuro, e por isso queremos contextualizar o assunto destacando três verdades bíblicas que você precisa conhecer sobre o momento em que estamos vivendo.

1. A Palavra de Deus está se cumprindo. Esta é a primeira e maior das verdades, queira você ou não. Em Mateus 24, a partir do versículo 4, Jesus lista alguns acontecimentos que marcariam o fim do mundo e caracterizariam a Sua vinda; lendo o versículo 7, constatamos que haverá contendas entre as nações, abalos na terra em vários lugares, escassez de alimentos e epidemias. Especificamente com relação à pandemia de Covid-19 que hoje assola o mundo, esta é a realidade que estamos vivendo. No versículo 8, vemos que todas estas coisas marcarão o princípio das dores, ou seja, tem mais coisas por vir, mas o 33 nos diz que já quando estas acontecerem saberemos que está próxima a Sua vinda. Os textos bíblicos nos revelam acontecimentos que presenciamos nos dias de hoje; repentinos, mas não inesperados; que demonstram a nossa incapacidade diante de tais situações e tudo isso nada mais é do que a Palavra de Deus se confirmando. 

2. Estamos vivendo o fim dos tempos. De acordo com o relato de Jesus, de forma escatológica, estes acontecimentos servirão como sinais dos últimos dias e anunciarão a Sua vinda; uma evidência do que Jesus falou e que hoje se cumpre entre nós. Apesar de todos os esforços da medicina, antigas e novas doenças têm se espalhado pelo mundo e ceifado vidas; os últimos dias serão cheios de aflições, e isto é o que temos visto e muita gente já começa a perceber.

3. Jesus está voltando. A terceira verdade é consequência das duas primeiras: a Palavra de Deus está se cumprindo e começamos a vivenciar os últimos dias, ou seja, Jesus está prestes a voltar. Diante disso, precisamos dizer que há uma esperança, a esperança que carregam consigo todos aqueles que confiam em Deus e confessam o Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador; a saber, os que hoje aguardam a Sua volta gloriosa.

Diante destas verdades, qual é a sua decisão? Embora o mundo esteja à beira do caos e as coisas pareçam difíceis, Deus te ama e quer te salvar. Então, onde está a sua esperança, no homem, na medicina, ou na obra redentora do Pai? Você precisa crer e entregar a sua vida ao Senhor Jesus antes que seja tarde; contudo, isto não significa dizer que estará livre de adoecer ou de porventura morrer vítima do Coronavírus, mas que salvar-se-á da tragédia maior, que é morrer sem esperança de salvação na pessoa de Cristo Jesus. Que Deus abençoe a sua vida e seu coração descanse na paz do Senhor Jesus; Ele é o nosso livramento, nossa única salvação e breve virá para buscar os que são Seus. Amém?

Baseado no sermão do Pr. Antônio Tadeu, transmitido no culto online de domingo, 22 de março de 2020. Texto base: Mateus 24.

Um comentário:

  1. Considerando isso, nem tudo é notícia ruim. Tenha em mente que esses sinais são indícios de Deus falando à sua vida para que você possa despertar aceitar a Cristo. Jesus falou acerca do Reino de Deus e de um lugar preparado para os que Nele crêem; um lugar em que não mais haverá sofrimentos, dores e angústias; lá, estaremos livres da maldade e das aflições que assolam este mundo.

    ResponderExcluir