sábado, 7 de março de 2020

A multiplicação dos pães e suas lições.


“E seguia-o grande multidão, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.” Jo 6:2. O evangelho de João nos mostra que, próximo à Páscoa, era grande a multidão que seguia Jesus, e isso acontecia principalmente por causa dos milagres que Ele operava. Mas apesar de todo o assédio do povo, Jesus não ficou alheio à multidão; levantando os olhos e antevendo as necessidades daqueles que o seguiam, perguntou: "Onde compraremos pão para alimentá-los?" Jesus não nos desampara e não nos deixa na mão; Ele é um Deus provedor que nos sacia, nos supre e está sempre atento às nossas necessidades.

Contudo, a pergunta de Jesus foi para experimentá-los, pois Ele sabia o que estava para fazer. Na nossa jornada, Deus também nos experimenta para testar a nossa fé e saber como pretendemos agir. “Respondeu-lhe Felipe: Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um recebesse um pedaço.” Para os discípulos, seria impossível alimentar aquela gente — e olha que Jesus já havia feito vários milagres. Quantos de nós, em circunstâncias difíceis, diante de uma multidão de problemas, não enxergamos apenas as dificuldades? André, por sua vez, apresentou um moço com cinco pães e dois peixinhos, “mas que é isto para tanta gente?” Às vezes, até vemos uma saída, mas nem sempre acreditamos nela; algumas soluções, por serem pequenas aos nossos olhos, não nos parecem bem vindas, mas aos olhos de Deus é o que basta. 

Mas ante as respostas recebidas, Jesus não questionou ou entrou em discussão com os discípulos, Ele apenas mandou que fizessem o povo sentar. Se estamos certos que Deus é provedor e sabe o que vai fazer, precisamos acatar suas orientações e simplesmente obedecê-lo. Os discípulos certamente não sabiam o que iria acontecer, mas obedeceram. O milagre não acontece antes da obediência, mas quando estamos no caminho da obediência. A obediência é a chave da benção de Deus. Os dez leprosos pediram misericórdia a Jesus, que os mandou irem ao sacerdote, eles obedeceram e, no caminho, foram curados".

“Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles.” Vemos aqui a presença da gratidão. Precisamos ser gratos mesmo diante do pouco, para que o pouco se torne muito. Diante de uma multidão de 5 mil homens, Jesus fez o impossível; multiplicou poucos pães e peixes e ainda nos deu a seguinte orientação: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca". O pão, representado por Cristo, uma vez saciado nossas vidas, não o deve ser desperdiçado, mas levado a quem precisa. 

Assim, estejamos certos da presença de Deus em nossas vidas; mantenhamo-nos confiantes de que Ele sabe o que faz, e sabe o que devemos fazer; sejamos pois obedientes e agradecidos, administrando com sabedoria os recursos que chegam em nossas mãos, pois o segredo não está na quantidade do que você ganha mas na boa administração daquilo que você recebe. Seja muito ou seja pouco, o importante é administrarmos bem os nossos recursos.

Baseado no sermão do Pr. Antônio Tadeu, quarta-feira, 04 de março de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: João 6.

Um comentário:

  1. Tudo que Deus faz tem propósito; Ele está sempre atento, nos treinando e nos capacitando. Podemos até não saber o que fazer, mas Ele sabe, e se entendemos que Deus sabe o que devemos fazer, é a Ele que devemos buscar para sabermos o que fazer.

    ResponderExcluir