quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Muito além da cachaça - como o limão contribuiu com a formação da cultura culinária nordestina

As pessoas hoje ignoram e subestimam o limoeiro, mas ele já foi extremamente comum nos quintais dos lares nordestinos e já deu nome a várias localidades.

Mar, por que? Que importância poderia ter o pé de limão para dar nome a uma cidade?

Ora, se pararmos para pensar nos hábitos culinários da nossa região, poderíamos nos perguntar: o que seria da cultura nordestina sem o limoeiro? Acaso haveria buchada sem se não houvesse o limão?

Como se sabe, o limão é largamente utilizado no preparo de quase todos os pratos da nossa culinária regional. Graças ao limoeiro, toda uma cultura se formou.

Sim, pois graças ao limão e à falta de frescura do nordestino, que não hesitava em comer vísceras de bois e caprinos que abatia, aproveitando ao máximo aquilo que poderia obter como alimento para matar a fome, foi que essa região hostil foi desbravada.

Talvez, assim como os nordestinos, nossos antepassados na África um dia puderam contar com a graciosa ajuda do limão para poderem sobreviver.

Obrigado, limoeiros, vocês que, graças às incríveis propriedades dos limões, um dia talvez tenham evitado a extinção da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário