quinta-feira, 2 de abril de 2020

Não desanime, Jesus está no controle


Tomadas pelas ondas de pânico que têm se espalhando pela mídia, muitas pessoas hoje se sentem inseguras, angustiadas e inquietas com toda essa enxurrada de notícias ruins que vêm recebendo diariamente — quando somos levados a acreditar que as coisas só irão piorar, deixamos de enxergar além do horizonte imediato e passamos a nos sentir como se estivéssemos sós, desamparados, sem saber o que fazer em meio à tempestade. Contudo, devemos lembrar que Deus está no controle e sabe todas as coisas. Deus não é pego de surpresa. 

No Evangelho Segundo Marcos, vemos que Jesus havia passado um longo tempo orando e ensinando pelos montes; cansado, durante uma travessia de barco, deitou-se e dormiu. Diante de uma tempestade repentina, os discípulos, muitos deles experientes em navegação, parece que tentam administrar a situação, mas impotentes em meio à fúria das águas e dos ventos, e percebendo que estavam já para afundar, vão até Jesus e o acordam. No relato bíblico, três perguntas nos chamam a atenção: 

Não te importas que pereçamos?
Algo que nos irrita bastante é quando estamos preocupados e agitados com algo e vemos outra pessoa, na mesma situação, tranquila, sem fazer nada, como se não se importasse com aquilo. Às vezes, o que mais nos dói não é a tempestade em si, mas o silêncio de Deus diante dela. Contudo, precisamos entender que o silêncio de Deus proporciona em nós a esperança: o esperar no Senhor. Mas por que Ele está demorando? Será que Deus não está ouvindo? Na verdade, Deus tem o tempo certo para cada situação. Lembra de Lázaro? "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido". Será que Jesus foi pego de surpresa diante daquela situação, ou será que Ele, propositadamente, usou aquela oportunidade para nos ensinar e nos mostrar quem Ele é? Portanto, espere em Deus e confie, pois “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5).

Ainda não tendes fé?
Ora, se Jesus falou que eles iriam para o outro lado, certamente haveriam de chegar lá, mas talvez por ainda não entenderem o poder de Jesus, os discípulos parecem ter esquecido quem estava com eles no barco. Neste momento de incertezas que estamos atravessando, muitas pessoas podem ter sido pegas de surpresa, com dívidas, desassistidas e levadas ao desespero, mas é justamente quando achamos que não há mais saída que Jesus vem e acalma a tempestade. Admirados com o que haviam acabado de presenciar, os discípulos sentiram grande temor; ficaram perplexos, estupefatos diante daquela situação dada por perdida. Mas Deus é aquele que acalma as tempestades e pode fazer milagres em meio a todo o caos que ora se estabelece na sua vida, ou será que ainda não tendes fé?

Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 
Operando sinais e maravilhas por onde passava, Jesus não se cansava de surpreender aqueles que o cercavam: “Quem é este que cura leprosos, quem é este que expulsa demônios, quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Jesus é a água da vida, o nosso mediador, a nossa eterna salvação; e graças a Ele estamos aqui, louvando e engrandecendo o Seu santo nome, porque Ele está no controle.

Portanto, se você está passando por dificuldades, exercite a sua fé, tenha paciência diante das circunstâncias e espere em Deus — mantenha a esperança — porque Deus não é pego de surpresa. Deus não chega atrasado. E esteja certo de que, no devido momento, o Senhor trará bonança à sua vida, porque é assim que o Senhor trabalha; no momento oportuno, Ele rompe o silêncio e acalma a tempestade.

Baseado na mensagem extraída da transmissão ao vivo (live) realizada pelo Pr. Leandro Carvalho, quarta-feira, 01 de abril de 2020. Texto base: Marcos 4:35-41

3 comentários:

  1. Diante das tempestades da vida, existem alguns aspectos que nós podemos perceber:

    1. Elas são imprevisíveis. As tempestades geralmente acontecem sem que estejamos esperando; repentinas, elas chegam subitamente e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer diante delas.

    2. Elas são inevitáveis. As tempestades são fortuitas, casuais, ou seja, elas simplesmente acontecem; e independente de cor, credo ou classe social, elas chegam para todos.

    3. Elas são pedagógicas. É durante as tempestades que o Senhor trabalha em nossas vidas; são nesses momentos que Deus nos mostra toda a nossa impotência diante daquilo que só Ele é capaz de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Imagine Jesus dormindo no barco, os discípulos angustiados, tentando em vão contornar a tempestade, até que percebem que vão afundar, bate então o desespero e resolvem acordar Jesus perguntando: “Mestre, não te importas que pereçamos?” Podemos perceber um certo tom de reprovação na pergunta dos discípulos... mas e se fôssemos nós, o que faríamos? Ficaríamos tranquilos em meio à tempestade, confiantes que Jesus estava no barco conosco, tomaríamos a mesma atitude dos discípulos ou será que entraríamos em pânico e pularíamos do barco?

    ResponderExcluir
  3. Deus não nos abandona; Ele está no controle e no momento certo chegará com a Sua providência. “Pois tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3:1). Neste momento, a grande maioria de nós está tendo a oportunidade de passar mais tempo em casa, de se dedicar mais à família, à leitura da Palavra e de ter mais intimidade com Deus, mas muitos preferem consumir mídia e desperdiçar o tempo de forma que a semana se vai e todos os dias têm cara de domingo — e quem diria que a segunda-feira, o dia de voltar ao trabalho, acabaria sendo o dia mais aguardado da semana? “O senhor cumpre os seus planos de maneiras misteriosas”.

    ResponderExcluir