quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O BBB do meu ódio


Não importa a cor da pele, o gênero ou a condição social, o Big Brother Brasil tem mostrado que o ódio está em todos e pode sim ser direcionado a todos, ou a todes — TODES — sem distinção. E se você desenvolveu algum sentimento de rancor em relação a um ou mais participantes do BBB, seja de desprezo, ojeriza, ou mesmo frustração, então você caiu na rede. Como? Considere que alguns que estão ali são psico-piii escolhidos a dedo justamente para manipularem não apenas os de dentro da casa, provocando discórdia e mal estar entre eles, mas principalmente os de fora, os telespectadores.

Por motivos óbvios, não citarei nomes, mas tenho visto muitas postagens nas redes sociais expressando ódio dirigido contra várias pessoas do programa: dos participantes ao produtor, passando pela própria emissora e até contra anunciantes. O ódio é o combustível do BBB; ele divide, mas também atrai, provoca, instiga, vicia, e o que é melhor: vende. Pensou que a serpente estava morta, né, minha filha? 

Mas não é só o ódio que está na moda, a idolatria também tem aflorado nas pessoas, e o ídolo definitivamente não precisa (nem deve) ser um santo, basta ser uma celebridade nacional que expresse o mesmo ódio em comum; mas isto já é outro assunto. 

O fato é que não é de hoje que as massas são instigadas ao ódio coletivo, basta lembrar que Jesus foi crucificado não porque o povo amava Barrabás, mas porque foram tomados pela histeria contra aquele que ousou se apresentar como o Messias — o vencedor de uma eleição nem sempre é o mais amável e carismático; às vezes é o que consegue direcionar mais ódio contra o seu adversário. Consegue lembrar de alguém? 

Seja como for, o resultado desse pleito televisivo tende a ser algo profundamente danoso para a nossa sociedade, que, bem ou mal, tem na sua diversidade racial harmônica um de seus maiores valores; é este valor que está sob ataque, não esse ou aquele participante. O Big Brother não é sobre ganhar 1,5 milhão; é sobre ganhar você. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário