sábado, 20 de fevereiro de 2021

O PEÃO DE ACADEMIA


Rapaz, tudo nessa vida é uma questão de moda. Na academia, até um dia desses, a onda era fazer agachamento, supino, leg press... chega era difícil encontrar esses aparelhos disponíveis. Agora, com a febre do crossfit e dos exercícios funcionais, o povo está cada vez mais abandonando as máquinas tradicionais e optando por movimentos que simulam atividades reais do dia a dia, como a labuta diária do trabalhador, por exemplo.

Daí o pessoal fica andando pra lá e pra cá carregando anilhas de 20 kg como fossem baldes de água; colocam peso em apenas um dos lados da barra e ficam movimentando como se estivesse cavando uma cova e jogando a terra pra fora do buraco com uma pá, ou ficam andando e balançando a barra de um lado para o outro como se estivessem cortando capim com uma foice; arremessam uma bola de couro super densa contra uma parede como se estivessem jogando melancias para alguém em cima de um caminhão; sobem e descem degraus carregando fardos de chumbo nos ombros como se fossem sacos de cimento; pisam num step e erguem rapidamente uma anilha acima da cabeça como se fosse uma lata de massa sendo passada para alguém sobre um andaime, e por aí vai, tem até equipamento para simular carrinho de mão — além dos exercícios de preparação trazidos do futebol, boxe, treinamento militar, etc., mas isso já é outro assunto.

Todavia, isso não é para qualquer um; geralmente esse tipo de exercício é monitorado de perto por um personal trainer que, além de prescrever a rotina de serviços, também fica no pé do operário dizendo “bora, vai, força, mais um, isso…” e vez por outra faz umas fotos do peão para ele se animar com o progresso da obra; e tem que incentivar mesmo, afinal o cara está pagando para trabalhar, e a lida é pesada.

Tá, mas por que você acha que isso virou modinha? Ao meu ver, porque esses movimentos estão deixando de ser comuns. Atualmente, não é difícil perceber a relação entre o exercício e a labuta, mas em breve, quando as máquinas dominarem tudo e as pessoas não mais executarem essas tarefas penosas, ninguém vai fazer esse tipo de associação.

Hoje, qualquer um pode pegar uma enxada e ganhar uns trocados capinando um lote, mas no futuro, talvez tenha que pagar para executar essa tarefa, pois o exercício vai estar patenteado, e não é à toa que já estão patenteando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário