domingo, 2 de fevereiro de 2020

Aprendendo a lidar com a ira

“A ira de Deus dura um momento só, mas a sua benignidade é eterna” (Sl 30:5)

A ira é algo que pertence a Deus, e como tal, estamos sujeitos a ela. Mas será que toda ira provoca uma ação destruidora, perversa e trata-se de algo ruim? É comum que as pessoas confundam a ira com a raiva e a associem com momentos de furor e desequilíbrio emocional, mas para nós, a ira deve estar desassociada de sentimentos egoístas, interesseiros ou irracionais, e quando ocorrer, deve ser motivada por causas justas, corretas, dentro daquilo que convém a Deus. Assim, não é difícil perceber as condições da ira de Deus; ela ocorre em santidade, em justiça e em amor. Assim, o problema não é você se irar, mas o que você vai fazer com essa ira. “Irai-vos e não pequeis” (Ef 4:26).

Na Bíblia, há vários trechos e provérbios que nos admoestam acerca da ira. Vejamos alguns ensinamentos:

1. Há palavras que ferem como espada, mas a palavra branda desvia o furor. A ira direcionada é muitas vezes motivada por palavras impróprias e desnecessárias. Precisamos buscar sabedoria em Deus e nos encher do Espírito, “pois a boca fala do que está cheio o coração”.

2. Melhor é o paciente que o guerreiro. A longanimidade, a paciência e a temperança são virtudes que precisamos cultivar em nós para nos controlarmos em momentos de stress e evitar conflitos; um processo lento e que exige a busca do autoconhecimento e autocontrole.

3. Deixe que as pessoas de gênio mau sofram com os frutos das próprias ações. Aqueles que se iram facilmente e se deixam levar pela fúria, certamente serão castigados e padecerão com as consequências dos seus atos e palavras. Não cabe a nós poupá-los de si mesmos.

4. Afaste-se dos iracundos. Aqueles que vivem de mau humor provocam contendas e contribuem para multiplicar as transgressões. Se seguimos tais pessoas, ou delas nos acompanhamos, sujeitamo-nos a imitá-las, e uma vez influenciados por elas, contribuir para a disseminação do ódio.

Para concluir, lembremos que se estivermos cheios de nós mesmos, no momento da ira, falará tão somente o velho homem, mas se estivermos cheios do Espírito Santo, poderemos manter o controle, tomar atitudes corretas e proferir as palavras adequadas conforme a tensão do momento. Para tanto, precisamos estar em sintonia com Deus. Tudo é passível de ser trabalhado; não é por que nascemos de um jeito que seremos sempre assim e morreremos assim — crente não sofre de Síndrome de Gabriela. Tenhamos, pois, cuidado com os momentos de ira e procuraremos sabedoria em Deus para que, alinhados com a Sua vontade, consigamos nos afastar do pecado e agir de maneira justa e correta diante de cada situação a que somos submetidos. 

Extraído da aula ministrada pelo pastor Antônio Tadeu, domingo, 02 de fevereiro de 2020, na Escola Bíblica Dominical da IBF Mossoró. Referências bíblicas: Ef 4:22-32, Pv 12:18, Pv 15:1, Mt 15:11-18, Mt 12:34, Pv 16:32, Pv 19:19, Pv 22:24-25, Pv 29:22, Gl 5:22,23, Gl 5:16-25.

2 comentários:

  1. Hoje, na Escola Bíblica Dominical, tivemos uma importante lição sobre a ira e como lidar com esse sentimento. Como vimos, a ira faz parte das nossas vidas, mas graças a Deus, se analisarmos um pouco, perceberemos que muitas das coisas que outrora facilmente nos irritavam, hoje, já não nos aborrecem mais. Aos poucos, e à medida que evoluímos em Cristo, vamos aprendendo a lidar com os conflitos e a controlar a nossa ira; é por isso que certas situações, comentários ou atitudes já não nos atingem ou pouco nos afetam. Estar em Cristo é estar de boas.

    ResponderExcluir
  2. Deus, sendo Deus, é um Deus que se ira; mas quanto nós, os crentes, podemos nos irar? Devemos evitar a ira tanto quanto possível, mas sim, podemos nos irar. Contudo, à semelhança de Deus, nossa ira, além de justa e correta, deve ser principalmente breve e de modo que não sejamos levados a pecar.

    ResponderExcluir