segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Controlando a ansiedade e o medo


Considerada como um dos grandes males dos tempos modernos, a ansiedade afeta milhões de pessoas e cresce assustadoramente no Brasil. Dentre os seus principais sintomas, estão a inquietação e o mau humor; fatores que interferem no bem-estar e reduzem a qualidade de vida da pessoa ansiosa. Mas e o crente, ele também pode sofrer de ansiedade? O fato de termos aceitado Jesus não nos livra de aflições e distúrbios emocionais (Sl 34:19). Somos humanos, e em nós ainda habita a velha natureza, ou seja, todos nós podemos estar ansiosos, e por várias situações; o problema é quando ela passa a ser excessiva — situação que pode provocar diversos transtornos e evoluir para um quadro clínico de depressão.

Para lidarmos com a ansiedade e não nos deixar levar por ela, precisamos entender suas causas, observar os sintomas e ficar atentos à intensidade e frequência com que ela ocorre. O medo é uma das principais causas da ansiedade e geralmente surge em virtude de situações que nos trazem instabilidade e insegurança; mas o que fazer para superá-las?

1. Trabalhar a alegria (Fp 4:4). Paulo experimentou diversos momentos de temor e ansiedade, mas ele não somente nos diz para nos alegrarmos, como reforça: "Outra vez digo: alegrai-vos!". A alegria do Senhor é nossa força (Ne 8:10) e também é fruto do espírito (Gl 5:22); sendo fundamental para vencermos a ansiedade. Quando nos alegramos, manifestamos gratidão, mas se murmuramos ou olhamos apenas para os problemas e circunstâncias, revelamos insatisfação e assim jamais conseguiremos desenvolver a verdadeira alegria. Aprendamos, pois, a viver como Paulo, contentes em toda e qualquer situação (Fp 4:11). 

2. Orar (Fp 4:6-7). Parece algo simples, mas funciona. Feita com fé e revestida de ações de graças, a oração serve-nos tanto como vacina (fortalecendo), como remédio (curando). Mesmo nos momentos difíceis, por meio da oração, podemos encontrar paz no Senhor; uma paz que traz harmonia, apazigua os corações, guarda em nós os bons sentimentos e nos mantém longe dos sentimentos ruins e tóxicos (Efésios 4:31). 

3. Entregar a Deus (1Pe 5:6-8). Devemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, mas feito isso, não devemos cruzar os braços e relaxar; precisamos manter a sobriedade e vigilância para não cairmos em armadilhas. O diabo se aproveita de situações de tensão justamente para nos enfraquecer e nos dominar.

4. Louvar ao Senhor (2Cr 20:21). O canto é fruto da alegria e também nos ajuda a vencer a ansiedade; a música tem o poder de nos acalmar e nos asserenar, pois mexe com as nossas emoções e contribui para nos dar ânimo. Josafá preparou o povo para cantar e, rendendo graças ao Senhor, derrotou um exército; Paulo e Silas, açoitados e acorrentados, oraram e cantaram em alta voz na prisão. O louvor é extremamente importante, e embora alguns não valorizem os cânticos, a Bíblia nos incentiva a cantar e entoar louvores ao Altíssimo (Sl 98).

Por fim, podemos nos apoiar nas palavras de Jesus em Mateus 6:25-34, resumindo da seguinte maneira: não andar ansiosos, crer na provisão divina, aprender a depender do Senhor e priorizar o Reino de Deus. Estamos sujeitos à ansiedade? Sim, mas temos em Cristo todos os meios para superá-la.

Extraído da aula ministrada pelo Pr. Antônio Tadeu, na Escola Bíblica Dominical do dia 09 de fevereiro de 2020. Texto base: 2Cr 20 e Fp 4

4 comentários:

  1. Às vezes reagimos mal às adversidades e perdemos a alegria de ir à igreja e louvar, mas escrevendo aos Filipenses, Paulo nos orienta acerca do bem estar emocional a partir da alegria no Senhor. Afinal, sem alegria, que estímulo teríamos para seguir na nossa caminhada ante os problemas, perseguições e críticas? Contudo, a alegria aqui não é gargalhar, rir-se de tudo e não se importar mais com nada; também não é demonstrar alegria de vendedor, que geralmente é falsa e expressa uma simpatia baseada em interesses; mas é transparecer um tom de otimismo e bom humor, capaz de separar as coisas e tratá-las, cada uma, em seu devido momento. Portanto: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Fp 4:4

    ResponderExcluir
  2. No Salmo 73, Asafe entristecera-se ao ver o ímpio prosperar e achava que, em vão, havia santificado a sua vida; até ele que entrou no santuário, teve contato com Deus e pôde então compreender os planos do Senhor. O salmista estava vulnerável, frágil, deixando-se levar por aparências e sentimentos de inveja, mas ao buscar em Deus, tomou uma atitude de oração e pôde finalmente resolver os seus conflitos. Assim devemos fazer ante as ansiedades e incertezas: buscar a Deus. Ele nos mostra a Sua verdade, clareia os nossos pensamentos e acalma o coração. A grama do vizinho pode até ser mais verde, mas “quanto a mim, bom é estar junto a Deus” Sl 73:28.

    ResponderExcluir
  3. “A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida.” (Pv 15:13).

    A alegria é dom de Deus, é fruto do espírito e é sobretudo uma ordenança bíblica. Mas será que a Bíblia estabelece condições para nos alegrarmos? Exemplo: "Alegrem-se no final de semana; regozijai-vos quando chegar o salário do mês; celebrai a compra da casa própria...”. Ora, se aquilo que mais importa nas nossas vidas é a salvação da alma, então, em Cristo, temos razões de sobra para nos alegrarmos. Mas se isso não é motivo suficiente pra você, lembre-se que a alegria te deixa até mais bonito... Já ouviu dizer que beleza é fundamental? Então; talvez seja nesse sentido.

    ResponderExcluir
  4. No estudo ministrado pelo Pr. Tadeu, aprendemos como a alegria, a oração, a entrega e o louvor são atitudes que podemos adotar para controlar a ansiedade e o medo. No texto base de 2 Crônicas 20, vimos que Josafá recebeu uma notícia péssima, algo que o encheu de temor e preocupação, mas aquele medo — reação natural ante o perigo iminente — não o paralisou; Josafá foi impelido na direção do Senhor pois conseguiu perceber a situação com clareza e, entregando sua causa nas mãos de Deus, obteve Dele a vitória por meio do louvor. Quando buscamos o Pai, Nele encontramos amparo, pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1). #EBDnaIBF

    ResponderExcluir