sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Crente pode participar do Carnaval?


Estamos às vésperas do Carnaval, uma celebração pagã que cultua a carne e ocorre sob o controle do deus deste século: Satanás. Considerada a maior festa popular do planeta, a comemoração dura quatro dias e dá ao Brasil o título de País do Carnaval. Nesse período, são recorrentes as discussões sobre o papel do crente; se ele pode ou não participar dos festejos e como seria essa participação. A Bíblia não faz nenhuma menção ao carnaval, mas traz diversas posturas e princípios que nos orientam com relação a festas dessa natureza. Ainda assim, tem cristão que entra em crise durante nesse período e fica sem saber se vai a um retiro, se permanece em casa, se faz turismo ou se dá um pulinho na festa. Afinal, por que não, já que é uma tradição popular? Há grupos religiosos que defendem isso; que o crente participe da festa, contanto que não se envolva com promiscuidade, drogas e coisas do tipo. Talvez por causa de incentivos como esse, temos visto surgir o advento do Carnaval Gospel, com igrejas criando blocos a pretexto de evangelizar na festa.

Abraçando todo tipo de subterfúgio para aliviar suas mentes e justificar suas decisões, muitos usam até Jesus para apoiar seus pontos de vista; alegam que Ele participava de festas em lugares complicados, acompanhado de pessoas bastante complicadas. Ora, isso é uma meia verdade; Cristo se fazia presente entre os pecadores para fazer a obra de Deus, não como mais um participante; Ele era recebido com deferência e não comungava do que as pessoas faziam em tais ocasiões — mesmo em festas judaicas ou em casamentos, não há relatos de que Jesus tenha agido como os demais, pelo contrário, mostra-nos que Ele era diferente e fazia a diferença; sua presença era notada com distinção, pois falava com autoridade (Mt 7:29).

Outro argumento comum é citar Paulo: “Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" (1Co 9:22). Contudo, trata-se de uma distorção, pois o contexto fala de acessões inocentes, relativas à Lei, tais como circuncisão, comidas, hábitos, vestimentas, etc.; não significa, portanto, que o apóstolo fazia o que todos faziam. Ou seja, Paulo usou de certas concessões para que as pessoas não desabonassem seu discurso por conta de questões menores — o que não tem nada a ver com participações em festas pagãs e deleitamentos carnais.

Se ainda há dúvidas, pergunte-se: qual é o objetivo da festa de carnaval? Certamente não é o louvor e a glória de Deus, certo? As fantasias, tão comuns nesse período, servem sobretudo para mascarar a própria festa, fazendo-a muitas vezes parecer uma diversão inocente para as crianças, mas não se engane: Carnaval é festa da carne; seu objetivo é satisfazer o homem em seus desejos carnais; cultuar o corpo e atentar contra o espírito; promover a nudez, a lascívia, a promiscuidade, a embriaguez, glutonarias, bebedeiras… um monumento à libertinagem. Acha mesmo que Paulo coadunaria com isso? "Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?" (Tg 4:4).

Muitas cidades pequenas, pela facilidade e devassidão com que se envolvem no período de Carnaval, se transformam em pequenas Sodomas, atraindo pessoas que se entregam e perdem completamente o pudor; período em que e muitos adolescentes experimentam drogas, entram em relações sexuais promíscuas, se envolvem em brigas, acidentes, etc. Definitivamente, há lugares que não convém ao crente, que em nada contribuem e que afrontam e desagradam a Deus, então por que você iria para tal lugar?

Fazer ações de evangelismo é diferente; é agir no momento certo, fazer distribuição de folhetos, falar com as pessoas, divulgar ações da igreja, e tudo de forma racional, mas ao se envolver com essa festa, coloca-se em risco e sujeita-se a ser confundido com os demais. Vendo-o participar de uma festa pagã, como as pessoas reagiriam ao seu testemunho? Mesmo sem beber ou dançar, você estaria inserido no contexto, então: "Fugi da aparência do mal". Nem tudo edifica e nem tudo convém. 

E você, já entendeu qual deve ser sua atitude com relação a esse período? Como crentes, temos uma nova maneira de viver, e esta não é conforme a maneira do mundo. Portanto, que o carnaval passe ao largo e por ele não sejamos contaminados. "Saí do meio deles, apartai-vos" (2Co 6:17). Certos modismos que surgem no meio evangélico parecem mais com a ação do joio no meio do trigo. 

Extraído do sermão do Pr. Antônio Tadeu, domingo, 16 de fevereiro de 2020. Referências bíblicas: Gl 2:20, Gl 5:19,21,24, Rm 14:23, 1Jo 2:15, 1Ts 5:22, 1Co 10:23

3 comentários:

  1. Como crente, você deve ponderar se pode ou não participar de determinadas festas libertinas, como é o carnaval. "Ah, mas eu vou lá pra evangelizar, não pra me misturar". Ok, mas é certo que sua mente voltará com o som do pancadão na cabeça, e não o contrário; você receberá muito mais do mundo do que as pessoas receberão de Cristo por intermédio de você. Pergunte-se: o que vai fazer o crente numa festa que tem pegação, promiscuidade, bebedeiras, etc.? Será que vai ter oportunidade de conversar com as pessoas e convencê-las de algo? E de que forma, com uma fita na cabeça, uma latinha de cerveja sem álcool na mão e uma fantasia de profeta? A essa altura já deve estar todo mundo embriagado.

    ResponderExcluir
  2. O que tem a ver o carnaval com o cristão? Nada. Os hebreus tinham muitas festas, mas eram celebrações, ordenadas por Deus, de gratidão e louvor ao seu nome. Eles sabiam o que faziam e por que faziam tais comemorações: a Festa da Páscoa, dos Pães Asmos, das Primícias, Pentecostes, Dia do Perdão, etc., algumas existem até hoje. O Carnaval, por sua vez, é uma festa do homem para o homem, sob controle da carne e promovida pelo mundo; se participamos de um evento como esse, é isso que estaremos ajudando a promover.

    ResponderExcluir
  3. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1Co 10:23). Se soubermos fazer a distinção entre o que convém e o que não convém, poderemos ter uma definição melhor sobre o que edifica e o que não edifica. Temos liberdade cristã? Sim, mas não para usá-la em ocasião da carne; pelo contrário, é para sabermos o que é próprio ou não, para discernirmos entre aquilo que deve ou não ser levado em conta.

    ResponderExcluir