quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Reunião do Ministério aos Homens


Muitos querem títulos e honrarias, mas no que se refere ao serviço ministerial, acima de tudo, há uma obra a ser realizada. Escrevendo a Timóteo, Paulo orienta acerca do episcopado, mas dentro do conceito de homem-sacerdote, aplica-se a cada um de nós. Os requisitos são exigentes, pois demonstram a importância da obra; uma importância espiritual que não se limita em normas impostas pela igreja, mas que denota uma responsabilidade individual em observância às Escrituras: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Fp 2:14,15).

Assim deve ser a vida do crente: irreprovável e íntegra — se antes não era, Deus vai levar isso em conta. Seu testemunho não se limita ao serviço na igreja, mas deve ser conhecido principalmente pelos de fora, “para que não caia em afronta, e no laço do diabo”, onde deve ser reconhecido pelo seu temperamento e domínio próprio, a começar por sua casa, sendo marido de uma só mulher e fiel para com sua família; sendo amável, generoso, não dado a vícios, administrando bem o seu lar e educando os filhos à obediência e modéstia.

Integridade é diferente de reputação, enquanto esta é dirigida aos homens, aquela é conhecida por Deus. Não adianta você dizer que é íntegro sem ser, Deus sabe. 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Fp 4:8)

Ministério aos Homens, 18 de fevereiro de 2020. Texto base: 1Tm 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário