domingo, 16 de fevereiro de 2020

Tende bom ânimo


Em maior ou menor grau, todos nós podemos nos encontrar abatidos e desanimados; condição normal que pode acontecer com qualquer um. Mas muitas são as aflições dos justos (Sl 34:19), por isso precisamos estar constantemente nos alimentando da Palavra para mantermos o ânimo. A boa palavra alegra o coração (Pv 12:25), e não é à toa que a Bíblia está repleta de passagens nos exortando ao ânimo e à alegria: tende bom ânimo, não temais, animem-se… Além de diversos relatos que nos inspiram e fortalecem. No livro de Êxodo, vemos um exemplo claro do agir de Deus em favor do seu povo; de como Ele está atento às nossas necessidades e como contempla os momentos difíceis que atravessamos. 

Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios.” (Ex 3:7,8)

Tenho visto. O povo hebreu estava sofrendo, em opressão, mas Deus viu o sofrimento do seu povo. Isso é importante porque ratifica a promessa de Jesus em Mateus 6:6: "E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará".

Tenho ouvido. Olhou-os quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor; lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias. (Sl 106:44,45)

Portanto desci. Deus não só viu e ouviu, como também agiu em prol do seu povo usando Moisés para guiá-los para fora do cativeiro.

Porque conheci as suas dores. Deus conhece nossos bons e maus momentos, sabe das nossas aflições e vê nossos momentos difíceis; Ele não apenas entende nossas dores como também se compadece e sofre conosco. 

Enquanto estivermos aqui, experimentaremos dores, provações, aflições, mas Deus não nos desampara. Ele permite e trabalha esses momentos conosco para fazer-nos amadurecer e forjar a nossa fé. Muitos, em momento oportuno, encontram na solicitude de Deus solução para os seus problemas, pois Deus não vê como o homem, distante, insensível e desinteressado, mas com olhar de amor e misericórdia.

Deus vê, Deus ouve e Deus desce; Deus nos conhece e vela por nós. Este é o Deus a quem servimos e conhecemos. Ele nos entende, se importa conosco, e, no tempo certo, virá em nosso favor. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". (Sl 30:5) 

Extraído do sermão do Pr. Antônio Tadeu, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020. Outras referências bíblicas: Mt 9:2, Mc 10:49, Jo 16:33.

3 comentários:

  1. “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados” (Mt 9:2). Talvez seu problema não seja uma paralisia física, mas espiritual. O Senhor nos diz para nos animarmos, pois Ele não somente quer nos curar, mas também nos perdoar — toda a humanidade está enferma por conta do pecado — e se seu desânimo é em virtude do pecado, Deus quer que você confesse e deixe, tal como Davi: "Dá-me a alegria da tua salvação".

    ResponderExcluir
  2. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama” (Mc 10:49). Esta deve ser a mensagem de cada crente para aqueles que estão afastados de Jesus: "Levanta-te ele te chama." Jesus sabia o que Bartimeu queria, mas quis ouvir de sua boca para saber se aquilo era sua prioridade: "Que queres que eu te faça?" Às vezes não sabemos estabelecer prioridades e acabamos lançando fora as oportunidades, mas Jesus olha a intenção dos nossos corações.

    ResponderExcluir
  3. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33). Dá para ter paz em meio às aflições deste mundo? Sim, mas onde ela estará? Na filosofia humana, nas ideologias, no dinheiro, onde encontraremos essa paz se não for em Cristo?

    ResponderExcluir