quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O terrível dia do Senhor


Joel é um livro pequeno, mas por demais importante para os dias atuais; ele nos mostra fatos que aconteceram naquele tempo, mas que também viriam a acontecer no futuro, como se as coisas ocorridas à época fossem um prelúdio daquelas que viriam a ocorrer depois. Dentro do tema central está o Dia do Senhor, o dia em que o Deus manifestará Sua ira em santidade e se vingará de todos que rejeitaram ao Seu filho; assunto este que muitos pregadores modernos insistem em omitir. 

Ocorre que, naquele tempo, as pessoas estavam distantes de Deus e o Reino de Judá encontrava-se em crise; gafanhotos, secas, incêndios... em uma nação que dependia da agricultura, aquilo constituía uma verdadeira desolação. É nesse cenário que o profeta alertava o seu povo: "Despertai-vos e chorai; clamai." A mensagem de Joel era principalmente uma tentativa de despertar, pois em meio a toda devastação, o povo sofria mas não clamava a Deus; gemia mas não implorava pelo Seu socorro, e isso acontecia porque esquecera-se do Senhor — gerações inteiras afastaram-se de Deus e padeceram debaixo da Sua ira. Nesse contexto, a missão do profeta era a de acordar o povo, apontar os erros cometidos e alertar para as consequências da desobediência.

Analisando os capítulos 1 e 2, vemos que Joel trata de problemas locais e específicos, mas que sua visão vai se expandindo e amplia-se no tempo e no espaço. Primeiro trata de pragas e incêndios, depois passa a visualizar uma sequência de acontecimentos terríveis que estavam por vir, algo muito mais aterrador que os faria tremer ante a ira de Deus: “Porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?” Então ele alerta: "Convertei-vos de todo o vosso coração… Arrependei-vos." E exorta-os a clamar por misericórdia: "Digam: ‘Poupa o teu povo, Senhor’". Aquela mensagem de arrependimento prosseguiria na Nova Aliança; com João Batista (Mt 3:2), com Jesus (Mt 4:17), com Pedro (At 2:38) e segue viva até os dias hoje.

Portanto, "rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes"; arrependam-se, clamem a Deus e derramem-se na Sua presença; entendam que viver na luz é viver na verdade, expressando ações em testemunho do Pai. “Tocai a trombeta em Sião!” A profecia de Joel é sobretudo uma advertência contra a religiosidade fria e distante. Mas "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2Cr 7:14). Ainda é tempo. Contudo, chegará o dia em que as portas fechar-se-ão; o dia em que o trigo será separado e o joio arremessado fora; o grande e terrível dia do Senhor. Prepara-te!

Extraído do sermão ministrado pelo pastor Leandro Carvalho, domingo, 2 de fevereiro de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Texto base: Joel 1 e 2.

3 comentários:

  1. Por causa da desobediência, Deus faz o povo sofrer para que este se arrependa e se volte para Ele. Para alertá-los, o Senhor levanta homens para falar aos reis, sacerdotes e a todo o povo acerca dos Seus desígnios; Joel era um desses homens. Como profeta, Joel tinha uma visão dupla: ele podia enxergar de forma ampla o que acontecia no seu tempo e projetar aquilo que viria a acontecer no futuro. Ele alertava: "Por acaso o que está acontecendo agora já aconteceu no passado? Cuidem então para que não aconteçam às próximas gerações". Joel exorta-nos a aprender com nossos erros e assim projetarmos o futuro; a olhar para nós mesmos e nos prepararmos para o dia do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais se afastava de Deus, mais o povo de Judá era assolado por males e catástrofes. Joel percebe a sequência de acontecimentos e, enxergando os fatos vindouros da vinda do Senhor, prega o arrependimento e exorta o povo a clamar por misericórdia. Sua mensagem reverbera em Apocalipse e segue viva nos tempos atuais, pois desde aqueles dias está marcado o dia do Senhor, o dia em que Deus julgará todas as nações.

    ResponderExcluir
  3. Ao vermos incêndios, pragas e vírus assolando as nações e espalhando pânico e histeria entre os povos, percebemos que há muitos que padecem sem clamar a Deus, sem implorar pela Sua misericórdia. Acusando-se uns aos outros e esperando soluções em governos, regimes, ideologias, etc., a humanidade segue cada vez mais distante do Senhor e esquecida dos Seus caminhos. Pensando bem, não estamos muito distantes da realidade dos tempos de Joel.

    ResponderExcluir