segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

A Renovação e a Saúde da Alma


Perto da virada do ano, são comuns as saudações de feliz ano novo, “tudo de bom”, muitas vezes de forma automática, ditos da boca pra fora. Em Roma, as pessoas representavam a renovação da virada do ano arremessando objetos velhos pelas janelas. De modo análogo, muita gente ainda conserva o hábito de pintar a casa no início do ano. Ora, é importante zelar pela estrutura física, mas e quanto às pessoas que lá habitam? Mais do que cuidar da aparência, precisamos buscar a saúde da alma; devemos promover o renovo e jogar fora tudo aquilo que é velho e bolorento em nossas vidas. Isso não significa que devemos abrir mão de princípios e valores, mas que devemos sim abandonar vícios, manias e todas as mazelas que nos machucam, todos os fardos que nos prendem em nós mesmos e nos impedem de avançar, como mágoas, culpas e ressentimentos que só nos prejudicam. Desta forma, poderemos ter um ano verdadeiramente novo, vivendo em novidade de vida, como novas criaturas. “As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Essa renovação é importante porque, sem alegria e sem qualidade de vida, a alma vai adoecendo e a situação vai aos poucos se agravando. Conhecida como o mal do século, a depressão não acontece de uma hora pra outra, mas a partir de um acúmulo de coisas não (ou mal) resolvidas e expectativas frustradas que vão impedindo a pessoa de progredir e viver. A consequência disso pode ser, além do abatimento, o cansaço em fazer o bem. Sabemos que a falta de reconhecimento e a ingratidão podem nos entristecer e desanimar, o que contribui para agravar a situação. Contudo, tenhamos em mente que fazer o bem e realizar boas ações são sacrifícios que, além de agradar a Deus, oferecem satisfação pessoal àqueles que as praticam, dando-lhes o prazer de servir e ser útil. O erro, no caso, está em ansiar pelo aplauso. 

Mas como melhorar a qualidade de vida e obter uma alma saudável? Dentre várias atitudes que podem ser tomadas, destacamos três:

1. Falar dos sentimentos. Principalmente quando é algo que precisamos confessar e desabafar. Por isso é importante que tenhamos alguém com quem contar e confiar, alguém com quem possamos conversar abertamente para falarmos dos nossos sentimentos. Precisamos nos abrir e botar aquilo que nos incomoda pra fora. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados.”

2. Tomar decisões. Decidir é buscar resolver aquilo que nos aflige; é assumir posição na tentativa de resolver conflitos e problemas. Todos os dias temos algo para decidir e atitudes para serem tomadas, mas como decidir sozinho e de forma acertada? Buscando a sinceridade em nosso coração, procurando fazer para Deus, não para os homens, cuidando de renunciar o ego, assimilar valores e assumir consequências. Deus nos instrui acerca do caminho que devemos andar, embora muitas vezes escolhamos atalhos. 

3. Ter uma vida verdadeira. Hoje em dia, é cada vez mais comum viver de aparências, “de fachada”, principalmente nas redes sociais, onde a vida de muitos é um verdadeiro ‘faz de conta’. E embora alguns se acostumem com a situação, de forma geral, as pessoas adoecem quando usam máscaras — nada é o que realmente é —, e assim acabam prejudicando tanto a si próprios quanto àqueles que nelas se espelham.

Portanto, “faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”. Falemos pois dos nossos sentimentos, assumamos responsabilidades, tomemos decisões e não vivamos de aparências. Pois se não nos livrarmos e resolvemos nossos traumas, se não nos decidimos acerca do que devemos e precisamos fazer ou se vivemos uma vida falsa e sem propósito, não tem jeito, acabaremos por adoecer. 

Extraído da aula ministrada pelo pastor Antônio Tadeu, domingo, 12 de janeiro de 2020, na Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista Fundamentalista. Referências bíblicas: 2Co 5:17, Hb 13:1-3,16, Tg 5:16, 3Jo 1:2.

3 comentários:

  1. A aula de hoje na #EBD foi sobre a saúde da alma, um tema por demais oportuno dada a realidade da sociedade em que vivemos. Não sei se é da percepção de todos, mas tenho notado que é cada vez mais comum que as pessoas não queiram que os outros saibam que elas não estão bem. Assim, muitos procuram viver uma vida fútil e de aparências, principalmente nas redes sociais, tentando passar a ideia falsa que são seguras de si e que “tá tudo bem, obrigado”. De forma que se você procurar ajudá-las, correrá o risco de ouvir um "não é da sua conta" — ninguém é obrigado a nada, lembra? Em partes, isso acontece porque a mesma sociedade que promove o Setembro Amarelo, ajuda também a viralizar uma enxurrada de memes sobre não se meter na vida dos outros. Muitos desses memes chegam até a relacionar a suposta intromissão à infelicidade ou carência sexual do intrometido, tipo “gente feliz não enche o saco” ou ainda "quem transa não inferniza a vida alheia". Frases desse tipo contribuem para transferir para o sexo a busca pela felicidade dando a impressão de que é lá onde ela se encontra, mas ao procurarem no sexo casual, as pessoas podem entrar num ciclo de alegria momentânea e insatisfação permanente que, por fim, as farão buscar essa felicidade nelas mesmas, alimentando o ego e tornando-se cada vez mais narcisistas. Não é à toa que tem tanto meme exaltando a solidão, o amor próprio e a plenitude de si mesmo. Veja, a saúde da alma está ligada à saúde física, "mens sana in corpore sano", mas para tal, precisamos nos fortalecer na oração e na prática do bem, falando dos nossos sentimentos e colocando pra fora os males que nos atormentam. Além disso, precisamos procurar tomar decisões acertadas (confiando em Deus, renunciando o ego, aprendendo a conviver com as consequências) e viver uma vida verdadeira, não uma vida mascarada, de aparências. Sem os devidos cuidados, adoecemos a alma, acabamos por adoecer o nosso corpo, e por consequência, adoece também a sociedade. As mazelas sociais do nosso tempo são nada mais do que reflexos de almas adoecidas.

    ResponderExcluir
  2. Entra ano e sai ano, e muitos continuam com suas velhas cargas, alimentando traumas e vivendo com dilemas mal resolvidos que os impedem de crescer e evoluir. A renovação é um processo de cura interior que traz benefícios físicos, emocionais e sociais. Experimente.

    ResponderExcluir
  3. “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3Jo 1:2). Escrevendo a Gaio, João vai muito além de um “feliz ano novo” dito de forma automática e demonstra que conhece bem aquele a quem está saudando; ao usar a expressão “assim como”, o apóstolo ora para que a vida e a saúde de Gaio possam ir tão bem quanto a sua alma. Desta forma, condiciona sua evolução física ao seu desenvolvimento espiritual; um conselho para que este priorize a saúde psicológica (anímica), afinal, adoecer é coisa que ninguém quer. Orandum est ut sit mens sana in corpore sano.

    ResponderExcluir