sábado, 11 de janeiro de 2020

Efésios 4 - A Perfeição da Unidade



Talvez você ignore o fato de que o Senhor nos fez para sermos adoradores, e que o pecado, no entanto, corrompeu a nossa natureza divina nos afastando do Criador. Deus, contudo, sempre quis consertar o homem para torná-lo perfeito. Mas o que é ser perfeito? A perfeita varonilidade é o ápice do processo de regeneração que ocorre quando o Espírito Santo passa a habitar no homem conduzindo-o de volta a Deus e à santificação, um processo de transformação — metamorfose espiritual — que tem o seu início não apenas na Glória, mas já aqui na terra. Trata-se, portanto, da conclusão da obra de restauração que faz do homem uma nova criatura e, por consequência, filho de Deus.

Com relação à igreja, como um corpo, seu crescimento dá-se de maneira homogênea, unida; separada, a igreja local não prospera. Assim sendo, quanto mais as pessoas crescem conjuntamente, mais a igreja cresce forte e saudável, mas se as pessoas não evoluem, acabam por engendrar uma igreja imatura e fragmentada. Dentro desse processo, o papel da igreja é o de promover a unidade. Mas que unidade é essa? Ora, assim como há um só Deus e uma só fé, há também um só Espírito, o qual é sobre todos e está em todos, formando assim, com Cristo, um só corpo. Por isso mesmo é que precisamos nos esforçar na preservação dessa unidade, através do vínculo da paz. 

Além disso, é quando encontramos o nosso lugar no corpo de Cristo, ou seja, quando entendemos o serviço ao qual fomos chamados, que damos início ao processo de aperfeiçoamento. Afinal, quando nos convertemos, somos como recém nascidos, carentes de cuidados, mas não é pelo conhecimento que iremos crescer; ele é importante, mas é por meio da fé que se desenvolve em nosso coração, a fé que nos direciona ao serviço. Deus nos deu esse serviço com vistas ao aperfeiçoamento. Com efeito, se acontece em cada um, acontece em todo o corpo, e contra essa unidade, as forças do inferno não prevalecerão. É por isso que Satanás tenta derrubar a igreja atacando de forma individual, andando em derredor, buscando a quem possa tragar. De sorte que devemos nos manter firmes e fiéis, andando de modo que sejamos dignos da nossa vocação, pois assim como a evolução se dá do particular para o geral, membros problemáticos podem trazer problemas sérios que por fim afetarão toda a igreja.

Convém ainda lembrar que quando iniciamos na igreja, somos como pequenas ilhas, fechados em nós mesmos e isolados em nossos cantinhos, mas quando fomos chamados, fomos convocados para uma exposição, para brilharmos como luz (Mt 5:16). Servir a Deus é se expor, e quando O servimos, edificamos não somente a nós mesmos, mas também aos outros. Na igreja, assim como numa família, devemos cuidar uns dos outros para formarmos uma unidade coesa e resistente. É por isso que precisamos deixar nossa imaturidade lá fora juntamente com nossas birras e vontades para então nos submetemos a uma forma de pensar que é superior e bem diferente daquela que estávamos acostumados no mundo, onde cada um tenta subir às custas dos outros. Lembremos: pessoas que crescem, fazem outras pessoas crescer; crentes que não crescem, atrofiam e podem até levar outros à queda. 

Portanto, não é só pensar em conjunto, é viver em conjunto, então esforcemo-nos para preservar essa unidade. Sirvamos a Deus com alegria, seja qual for o seu ministério; temos um só espírito que nos direciona numa só vocação, a de servir. Ninguém amadurece para uma vocação isolada, particular, mas para uma vocação conjunta, para que a partir da longanimidade e perseverança possamos suportar outras pessoas até que todos cheguemos à perfeição. Somos igreja, não vivemos aqui sozinhos, e como membros do Corpo de Cristo, temos a oportunidade de nos ajudarmos até que Ele venha. Contudo, somos já cidadãos do céu, e é justamente por isso que precisamos nos portar como tais. O processo de transformação já começou, cabe a nós prosperarmos nele. 

Extraído do sermão do pastor Leandro Carvalho, quarta-feira, 8 de janeiro de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Baseado em Efésios 4.

2 comentários:

  1. A verdadeira doutrina cristã é aquela que promove a unidade do Corpo de Cristo a partir do processo de transformação individual do homem. Nesse ínterim, é olhando para Jesus, nosso exemplo maior de perfeição, e praticando essa unidade através do amor e da dedicação ao serviço, que haveremos de prosperar nesse processo.

    ResponderExcluir