quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

O fim é melhor do que o começo


'Melhor é' é uma expressão comum na Bíblia; Salomão, em sua sabedoria, a usou com certa frequência; e se assim está escrito, é porque realmente é. Mesmo assim, há quem duvide; muitos até dizem o contrário: “no começo, tudo são flores”. Para muita gente, é melhor pensar que o começo é melhor, pois é quando são mais jovens e têm mais vigor para correr atrás de seus sonhos, interagir com outras pessoas e conquistar metas. O começo de um casamento, o início de um curso, os primeiros anos no trabalho, de fato, parecem melhores, mas o começo é apenas uma iniciação, um treinamento para que mais à frente estejamos amadurecidos e possamos usufruir da boa semeadura que fizemos. O que semeamos e construímos hoje é o que determinará o que obteremos no final. A semeadura é feita no início, mas o final é que conta.

Para tanto, precisamos compreender que o tempo de que dispomos e as oportunidades que nos são dadas constituem a diferença entre uma vida próspera ou não — e uma vida de sucesso e prosperidade não significa apenas nas coisas materiais — mas muita gente não entende isso e não consegue aproveitar as chances que lhe são dadas. Em um curso, por exemplo, há os que aproveitam o tempo e a oportunidade para se aperfeiçoarem e adquirirem conhecimento, mas há também os que levam o curso de qualquer jeito. Ambos o concluem, mas apenas um terá um bom final. “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.” Salmos 126:5.

Como podemos ver, a questão não é o tempo de que dispomos, mas o que fazemos com ele. Além disso, a vitória não é dada àquele que inicia bem, mas ao que persiste debaixo da vontade de Deus. Muitos são os que começam com entusiasmo, mas esmorecem e desistem, afastam-se da igreja e abandonam a fé em Jesus; esquecem que a bíblia diz para perseverarmos até o fim, “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” Hebreus 12:1. Sejamos pois perseverantes, certos de que é no final que cessarão o choro e as angústias; no final é que seremos coroados. Prossigamos para o alvo, com olhos fitos em Cristo e valendo-se das ferramentas que Ele tem nos dado pra avançarmos e terminarmos bem essa jornada.

Portanto, não sinta-se frustrado achando que o melhor da sua vida já passou; vários foram os homens chamados por Deus após certa idade. Não sabemos como será o nosso futuro, mas é semeando bem hoje que haveremos de colher os bons frutos no final; para que assim a Palavra de Deus se concretize em nós, mostrando-nos que melhor é o fim das coisas do que o seu início. 

Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 29 de dezembro de 2019, na Igreja Batista Fundamentalista.
Algumas referências bíblicas: Eclesiastes 7:8, Salmos 126:5, Hebreus 12:1,2, Filipenses 3:13,14, II Coríntios 4:8, II Coríntios 4:17,18

2 comentários:

  1. Talvez você olhe para o ano que se passou e imagine não ter conseguido nada de relevante durante esse período, mas a vontade de Deus é que cresçamos e progridamos continuamente, para que hoje sejamos melhores que ontem e amanhã sejamos melhores que hoje.

    ResponderExcluir
  2. Deus tem suas formas de falar e se comunicar conosco; Ele certamente lhe mostrou caminhos, apresentou portas, criou oportunidades, encorajou, aconselhou, etc. Por meio do Espírito Santo, podemos desenvolver uma sintonia com o Pai capaz de perceber o agir divino e compreender os Seus planos. O que Deus tem para nós é tão somente o melhor. Contudo, por não conseguir enxergar além do que se apresenta no horizonte imediato de sua visão, muita gente que não entende isso e, como se diz por aí, só aprende na peia.

    ResponderExcluir