quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Está consumado - e o véu do templo se rasgou



“E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos 15:37,38. No momento da crucificação, o Deus que é perfeito e não pode contemplar o pecado, viu seu próprio filho carregando todos os pecados da humanidade; como João Batista já havia anunciado, “eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. O véu que se partiu não foi um simples tecido que se rasgou. Esse era o véu que fazia a separação entre o Lugar Santo e o Santíssimo, o véu que separava o Criador, da criatura; Deus, dos homens; mas a morte de Cristo rompeu com essa separação.

É por isso que, quando aceitamos a Jesus, o Espírito Santo vem tabernacular em nós, pois Cristo se fez presente como Tabernáculo de Deus. Assim, através do primeiro tabernáculo, foi dada a expiação para Israel; através do segundo, Cristo a expandiu para toda a humanidade. Com isso, o Deus santo, perfeito, estabeleceu uma forma para que aqueles em pecado pudessem ter comunhão com Ele. “Todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”. Não fomos nós que o buscamos, ou que fizemos por merecer, mas Deus, que através do seu inefável amor, determinou que Cristo deveria padecer para a salvação da humanidade. 

Desta forma, o sacrifício do Cordeiro fez romper o véu da separação e nos deu livre acesso a Deus. Jesus, nosso sumo sacerdote, cumpriu a missão do Pai, pagou o nosso preço e firmou nossa morada nas regiões celestiais. E aquilo que ocultava a presença de Deus, agora não impede mais. "O véu que separava, já não separa mais". Através de Cristo, podemos ser contemplados por Deus; por meio de Cristo, somos também sacerdotes. É por isso que não faz sentido viver no pecado e querer estar diante de Deus. Ele nos ama, mas abomina o pecado. O livre acesso nos foi dado para sermos diferentes. 

Extraído do sermão do pastor Leandro Carvalho, domingo, 20 de outubro de 2019, na Igreja Batista Fundamentalista.
Referências bíblicas: Mateus 27:50,51, João 1:29, Romanos 3:23, Ezequiel 37:27, Apocalipse 21:3, Efésios 3:17-19.

2 comentários:

  1. Cristo rasgou o véu da separação. Agora podemos contemplar o Pai, agora nossas orações podem ser ouvidas, pois Cristo se fez Sacerdócio Real e nos deu livre acesso a Deus.

    ResponderExcluir