quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Desistência x Perseverança


Por mais proativa e determinada que seja uma pessoa, é muito provável que ela já tenha se deparado com situações que a fizeram desistir de projetos que dantes pretendia realizar com tanta vontade. Na vida cristã, servir a Deus quando tudo está bem e as condições são favoráveis, pode até ser considerado fácil, mas sabemos que determinadas circunstâncias podem nos fazer pensar em desistir — e não raro desistimos. Diante dos infortúnios, e a menos que você tenha a firmeza de Jó, é claro que estaremos sujeitos a esmorecer na fé, perder o ânimo de ir à igreja, se esquivar da obra do Senhor, e por aí vai, em maior ou menor grau.

Contudo, estamos numa carreira na qual os vencedores são aqueles que perseveraram até o final, de acordo com as regras que lhes são impostas. Por outro lado, nossa vida não é como uma estrada reta que sobe continuamente; assemelha-se mais a uma linha curva que, entre altos e baixos, procuramos mantê-la ascendente. O “segredo” está em conseguir enxergar em cada descida uma oportunidade para impulsionar a próxima subida. As provações podem muitas vezes nos abater, mas jamais nos destruir, e se a fé é genuína, as provas servirão para produzir em nós o dom da perseverança.

Ora, ser perseverante é ser constante; é manter-se firme e não desistir, mas convenhamos: nem toda desistência é ruim. Desistir de projetos vazios que nos remetem tão somente à eterna insatisfação humana, renunciar o governo do ego ou abrir mão das coisas do mundo, por exemplo, são atitudes ligadas ao processo de conversão e são de extrema valia. Mas se falta-nos a perseverança naquilo que é essencial em nossas vidas, como na oração, na Palavra, na doutrina, no exercício da piedade, etc., ou seja, quando torna-se comum desistirmos daquilo que é importante, talvez seja porque falte em nós, antes de tudo, a consciência de que devemos padecer para podermos nos fortificar, ou como diria meu avô, “precisa apanhar pra criar marra”.

As provas nos colocam em situações difíceis, mas muitas das aflições que experimentamos são apenas consequências das atitudes e escolhas erradas que fazemos. Então, “que nenhum de vós padeça pelo pecado, mas pelas provas que vos são impostas".

Baseado no sermão do pastor Antônio Tadeu: O Desafio da Perseverança (19/01/2020). Referências bíblicas: Hb 12:1, 2Tm 2:3-5, Fp 3:13-14,  Rm 5:3-5, 1Pe 4:14-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário