sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

O Desafio da perseverança - Parte III: Provações e Obra de Deus


A perseverança é fundamental na vida do crente, e por se tratar de um tema bastante recorrente, a Bíblia está repleta de exemplos que nos orientam onde devemos perseverar: na oração, no fazer o bem, na doutrina, diante dos obstáculos, etc. Hoje, veremos mais duas situações em que devemos nos manter perseverantes.

Diante das provações
Todo crente, na sua fé, foi, é, ou será provado. Deus trabalha em nossas vidas colocando-nos diante de situações difíceis com o objetivo de nos fazer crescer e nos aperfeiçoar; Ele nos testa para que possamos amadurecer e reconhecer nossa própria capacidade de suportar situações adversas, nossa resiliência. Por isso, jamais devemos desistir ou nos desalentar diante das provas, pois assim como as tribulações produzem a perseverança, também as provações nos capacitam a perseverar. Para tanto, devemos lembrar que o Espírito Santo está sempre conosco para nos consolar em meio às crises, e com as mesmas consolações que recebemos de Deus, podemos então consolarmos uns aos outros. Por isso, devemos nos alegrar e perseverar nesta esperança, certos de que o Senhor não nos prova além de nossas forças. 

Na obra do Senhor Jesus
A palavra de Deus nos exorta a permanecermos firmes e constantes na Sua obra. Essa firmeza, a propósito, precisa ser demonstrada sobretudo fora da igreja, onde devemos ser luz e sal da terra, e não apenas com palavras, mas principalmente com atitudes — pois de nada adianta falar de Deus e recitar a Bíblia se as pessoas olharem para você e não identificarem o exemplo prático daquilo que você está falando. Ora, como luz, nossa função é brilhar; seja lá onde estivermos, precisamos lembrar que estamos ali a serviço. A causa é nobre e as recompensas são muitas; precisamos pois nos empenhar com dedicação e persistência nessa obra, pois são aqueles que perseveram e se mantém firmes em seus propósitos que conseguem vencer os obstáculos e alcançar os seus objetivos. Além disso, quando nos esmeramos no serviço do Senhor e o fazemos com amor, crescemos não somente na fé, mas também como pessoas.

Então, como estamos lidando com esses momentos que exigem de nós firmeza e constância, como estamos nos portando diante das lutas e ante o desafio de trabalharmos na seara do Senhor? As coisas nem sempre são como havíamos planejado; Naamã, por exemplo, não esperava que teria que mergulhar sete vezes no rio Jordão, e por pouco ele não desistiu, mas ouviu a voz da razão, perseverou e obteve a sua vitória. Perseveremos nós também.

Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 19 de janeiro de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Referências bíblicas: Provações: 1Pe 1:6-7, Tg 1:2-4,12, Jo 14:16, 2Co 1:4, 2Co 4:16-18, 1Co 10:13. Obra de Deus: 1Co 15:58, Cl 3:23-24, 2Tm 2:15. Naamã: 2Re 5

4 comentários:

  1. A Bíblia nos diz que devemos ser firmes e constantes na obra do Senhor. Em outras palavras, não é com indecisão — ora vai, ora volta; se dispondo a fazer, mas nada fazendo —, nem começando com todo gás e ficando pelo meio do caminho (sendo oito ou oitenta) que iremos cumprir essa missão, mas com perseverança. Lutas e provações surgirão, mas lembre-se: a prova tem por resultado a perfeição. Para tanto, é preciso perseverar.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos provações, e se você ainda não foi, certamente será provado; as provações fazem parte da vida do crente e diante delas precisamos perseverar, pois são momentos em que o Senhor atua em nossas vidas. Você pode até não concordar com isso e talvez nem consiga se adequar, mas é assim que Deus trabalha para nos fazer crescer e amadurecer. Diante disso, sabendo que a intenção de Deus não é nos derrubar, mas nos aperfeiçoar, temos motivos para nos alegrar quando estivermos diante de uma provação (Tiago 1:2-4).

    ResponderExcluir
  3. Se não estivermos com os olhos fitos em Cristo e os pés firmados sobre a rocha, uma contrariedade e, pronto, já estamos nos chateando, querendo largar tudo, pensando em desistir: "não vou mais, não quero mais saber, não sou obrigado a nada…”. Não é à toa que gente se afastando, sumindo da igreja, desvalorizando a comunhão, procurando se manter distantes. Ora, se na igreja as pessoas se mostram apáticas, indiferentes, superficiais; se a alegria delas se perdeu entre mágoas e a sua dedicação se esvaiu em ressentimentos, de forma que o culto tornou-se para elas um ritual penoso — quase uma penitência — o que as impede de saírem em busca de novidades? Há um ditado que diz que a formiga quando quer se perder cria asas. Faz sentido. Eu mesmo só estou na igreja porque Deus aparou as minhas.😅

    ResponderExcluir
  4. Nem sempre as coisas ocorrem conforme havíamos planejado; Naamã era um homem importante na Síria, e, ao viajar para Israel em busca de cura para sua lepra, imaginou que seria recebido pessoalmente pelo profeta Eliseu; achou que este lhe faria uma imposição de mãos e com uma oração ele seria instantaneamente curado, mas nada disso aconteceu. Então indignou-se Naamã quando ouviu, de um simples mensageiro, que deveria mergulhar sete vezes no rio Jordão para restaurar a sua pele. "Ora, na minha terra há rios melhores", dizia ele enquanto retirava-se dali furioso, mas seus servos o convenceram a reconsiderar: “se fosse algo difícil, o senhor não faria?” E assim ele foi, desceu do seu orgulho, mergulhou as sete vezes e a sua pele ficou limpa como a de uma criança. Deus nos põe à prova para testar a nossa fidelidade a fim de entendermos a firmeza dos nossos propósitos.

    ResponderExcluir