quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O Desafio da Perseverança - Parte II: Doutrina e Obstáculos


Como já sabemos, finalizar as coisas é melhor do que começá-las (Ec 7:8); e o verdadeiro desafio está menos na elaboração de um projeto do que na perseverança em executar determinada obra. A perseverança é fundamental na vida do crente, e a Bíblia nos orienta como e onde devemos perseverar. Já vimos dois aspectos: a perseverança na oração e no fazer o bem. Vejamos mais dois:

Perseverança na doutrina 
Os crentes que se esforçam na piedade e perseveram na doutrina serão recompensados, com justiça, no seu devido tempo; aqueles que buscam a vida com Deus e andam conforme a Sua Palavra sabe bem no que têm crido e em quem têm crido. No entanto, a realidade tem nos mostrado um número cada vez maior de pessoas que muito ouvem e pouco aprendem, que não demonstram convicção acerca da fé e que pensam que ser crente é passear pelas igrejas sem se ater à Palavra e sem se fixar na doutrina. Pessoas que procuram apenas mensagens de encorajamento e conforto emocional, ou que saem em busca de promessas de prosperidade e de vitórias, ao se depararem com mensagens mais duras, que contrariam os seus interesses particulares, o que fazem? Abstraem, “partem pra outra” ou simplesmente abandonam de vez (desigrejados). Igreja nenhuma salva, mas a Palavra é viva e fiel, ela é quem nos ensina e nos alimenta para vivermos e perseverarmos na vida cristã. 

Perseverança diante dos obstáculos
Lutas e aflições podem surgir de várias formas: enfermidades, privações, conflitos familiares, dificuldades financeiras, perseguições... a lista é interminável. Contudo, perseverar é a chave para enfrentar esses desafios. Ora, a perseverança, por si só, já pressupõe o enfrentamento de crises e obstáculos, afinal as tribulações produzem a perseverança, ou seja, elas vêm primeiro (Rm 5:3). É por isso que precisamos manter os olhos fitos em Jesus, arregaçar as mangas e ter coragem para perseverar e não retroceder. Todos os dias surgem empecilhos e dificuldades que tentam nos paralisar e nos fazer desacreditar daquilo que Deus pode fazer por nós, mas quem nos separará do amor de Cristo? Ele tem Seus métodos para trabalhar e fala conosco de várias maneiras. Só precisamos manter a fé e confiar na Sua providência.

Que possamos então andar conforme a orientação bíblica, perseverando na oração, no fazer o bem, na sã doutrina e na superação dos obstáculos. Não é por estarmos em Deus que estaremos livres das tribulações e das tentações que nos cercam — “no mundo tereis aflições” — cabe a nós perseverarmos no Senhor e nos mantermos firmes e fiéis, para a honra e glória do Seu nome. 

Extraído do sermão do pastor Antônio Tadeu, domingo, 12 de janeiro de 2020, na Igreja Batista Fundamentalista. Algumas referências bíblicas: Doutrina: Atos 2:42, 1Tm 4:16, 2Tm 3:14-17, 1Tm 4:1,2. Obstáculos: Hb 10:35,36, Rm 8:35-39, Jo 16:33, Lc 9:62

5 comentários:

  1. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas”. A forma como enfrentamos os obstáculos da vida, a importância que damos à Palavra e o nosso comportamento em relação à doutrina são fatores que podem determinar o nosso estágio espiritual e as condições em que nos encontramos.

    ResponderExcluir
  2. Muita gente tem dado ouvidos a espíritos sedutores, dissimulados, que enganam e levam para longe da verdade, mas isso ocorre desde que Eva se deixou levar pelos encantos da serpente. Muitos falam de coisas misteriosas, às vezes extravagantes, e com rituais de curas, libertações e encantamentos fazem até parecer que Deus está ali presente. Via de regra, muitos embarcam porque anseiam pelo sobrenatural; querem ver milagres, coisas extraordinárias, e assim, enxergando apenas aquilo que querem enxergar, são fortemente atraídas e facilmente convencidas. Mas se todos nós fizéssemos como os bereanos, que recebiam a palavra com avidez, mas examinavam diariamente as Escrituras para verificar se aquilo que ouviam estava correto (At 17:11), ou seja, se nos mantivéssemos atentos à Palavra e perseverantes na doutrina, muitas dessas seitas e igrejas pseudo-evangélicas não prosperariam. Há inúmeros por aí se apresentando em nome de Deus e pregando com a Bíblia aberta, mas nem todos merecem crédito.

    ResponderExcluir
  3. Jamais devemos abrir mão da confiança que temos no Senhor, pois é nas lutas e dificuldades que aprendemos a perseverar e crescemos na esperança. Mas em muitos casos, e nem precisa muita coisa, já estamos jogando a toalha. Veja, quatro homens levaram um paralítico para ver Jesus, mas lá chegando, encontraram uma multidão que os impedia de entrar no local. O que eles fizeram? Persistiram; buscaram uma solução e desceram o paralítico através de uma abertura no telhado. Vendo a fé daqueles homens, Jesus não só perdoou-lhe os pecados como o fez sair de lá andando. Mas o que teria acontecido se aqueles homens tivessem desistido ante as dificuldades? Não basta apenas crer, é preciso perseverar.

    ResponderExcluir
  4. Na vida prática, não é porque alguém está bem hoje que devemos supor que o seu sucesso foi obtido com facilidade; pelo contrário, ela certamente enfrentou lutas e dificuldades para chegar onde se encontra. Tais suposições nos ocorrem porque somos imediatistas e esperamos obter as coisas de pronto e de maneira fácil. As pessoas, de forma geral, não querem pagar o preço e não estão dispostas a se esforçar para conquistarem o que almejam. Tem gente que até ostenta uma vida de sucesso e prosperidade, mas muitas vezes vazia e sem propósito, ou ainda baseada em aparências. O pior é que muita gente considere isso e acaba se estressando ou entristecendo por ver o ímpio prosperar. Mas a vida cristã é como uma carreira, e nela devemos correr com perseverança. Temos um alvo. Não é fácil, mas os vencedores são os que perseveram, aqueles que estão atentos à Palavra e nela permanecem.

    ResponderExcluir
  5. Talvez a maneira como você se comporta durante a ministração da palavra determine a forma como você se encontra hoje, o seu nível de entendimento e o seu estágio espiritual. Muitos, pelo tempo tardio, já poderiam ser mestres, contudo ainda carecem de aprender o básico, e ao invés de receberem um alimento mais sólido, permanecem alimentando-se de leite. Viver com Jesus não significa navegar num mar de flores, de vitória em vitória. Cristo não enganou ninguém. “No mundo tereis aflições”.

    ResponderExcluir