segunda-feira, 29 de março de 2021

O segredo do meu corpinho

No mundo digital das redes sociais, não tem jeito; estamos o tempo todo vendo e sendo vistos. Podemos pensar que não, mas há sempre alguém nos observando e acompanhando nossa rotina. Hoje, uma seguidora rompeu o silêncio e perguntou: "Boa noite, amigo. Uma curiosidade. Há quanto tempo você está de vida saudável (magro)? Exercício e alimentação?” Como talvez outras pessoas possam ter a mesma curiosidade, compartilho aqui a minha resposta.

Em 2013, eu pesava oitenta e poucos quilos. Comecei a tomar Herbalife e em um ano abaixei para 72 kg. Daí fiquei mantendo. Em 2017, seis meses após parar de beber, abaixei para 59 kg. Entrei na academia em 2018 com 60 kg, fiz uma dieta para ganhar peso e estabilizei nos 67 kg, meu peso atual.

Tenho uma alimentação bastante simples: cuscuz, batata doce, ovo, tapioca, arroz integral, aveia, peito de frango, leite. É basicamente o que como diariamente. Comida de verdade. Meu almoço de ontem, por exemplo, foi macarrão integral com sardinha e ovo cozido; hoje foi um cuscuz com aveia e ovo, mas geralmente preparo apenas um carboidrato e uma proteína em cada refeição. As opções são poucas, basicamente, batata doce, cuscuz, arroz integral ou macarrão integral. A proteína costuma ser peito de frango (sassami), sardinha ou ovo na maioria das vezes. Faço cozido quando é com batata ou macarrão, mas com arroz ou cuscuz eu prefiro frito.

O lanche é quase sempre tapioca, crepioca, uma fruta ou um shake/vitamina. Aqui e acolá aparece um bolo, mas passo uma semana pra comer uma fatia de quatro dedos. Não uso açúcar. Às vezes polvilho um pouco quando faço a crepioca com limão, mas é só nesse caso, e é bem pouco mesmo. Acredito que parar de consumir açúcar melhora o paladar; você passa a perceber melhor o sabor dos alimentos. Café amargo, por exemplo, só é ruim no início, e nem é tão ruim assim se você usar um grão de qualidade. Depois de um tempo, já nem sente falta de açúcar.

Além da musculação, faço caminhadas. Já tentei correr algumas vezes, mas tenho tornozelos sensíveis (podres). O negócio é começar aos poucos, caminhando, depois de perder peso e adquirir resistência, passa a correr, mas se a distância é uma só, a energia gasta é a mesma. Correr só é mais rápido.

É isso. Como diria Raul: “queira, basta ser sincero e desejar profundo”. Estabeleça um sonho, tipo, correr a São Silvestre de 2023 e vá se preparando.

Almoço de ontem 😅


Nenhum comentário:

Postar um comentário