sexta-feira, 26 de março de 2021

"Todo mundo que morrer pode botar na conta do Bozo"

Na semana passada, em resposta a uma mensagem de pêsames postada pelo filho do presidente, o deputado MamaeLacrei deu a entender que Bolsonaro causou a morte do senador Major Olímpio ao não providenciar uma chegada mais cedo das vacinas. 

Embalado pela provocação do youtuber, um participante do Copinho ANVISA comentou: "Pior que não mentiu. Todo mundo q morrer pode botar na conta do bozo, já era pra vacina tá aí".

A opinião do colega não ganhou eco no grupo, mas assim como ele, muita gente tem esse mesmo pensamento. Todavia, como podemos ver no print abaixo, a vacina (CoronaVac) não nos dá essa certeza. O secretário de saúde do município de Lins/SP estava entre as primeiras pessoas plenamente vacinadas no Brasil; sua primeira dose foi administrada logo na primeira semana de vacinação, mas a notícia da sua morte nos mostra que não é porque alguém tomou o imunizante que agora está isento de ser vítima da Covid-19.

"Ah, mas isso é desonesto; você está pegando um caso isolado para tentar derrubar a tese de que a vacina não imuniza as pessoas", contestou o colega que havia endossado o Arthur do Mal.

De fato, eu mesmo já falei que pegar um único caso para provar uma generalização é algo complicado e beira a desonestidade. Por exemplo, pegar a morte de um atleta para justificar que todas as academias devem ser fechadas, ou usar a morte de um professor que estava dando aulas presenciais como justificativa para fechar todas as escolas — afinal, professores também morrem de Covid sem estarem em sala de aula — mas o que fiz foi exatamente o contrário: peguei um único caso para refutar uma generalização, pois contra uma afirmação de 100%, 1 já é suficiente.

Além disso, meu argumento não foi contra a CoronaVac, mas contra a alegação de que "todo mundo" que morre por não ter recebido a vacina a tempo é culpa do presidente, pois de acordo com esse raciocínio, o imunizante daria 100% de proteção às pessoas, mas como já vimos, isso não é verdade — sem falar do tempo que leva para vacinar mais de 200 milhões de brasileiros.

Ai, ai, eu deveria estar sendo pago. 😅



Um comentário:

  1. Por fim, basta ver que a BCG, a vacina mais eficaz contra a tuberculose, tem quase 100 anos no Brasil e, apesar de obrigatória, são registrados mais de 4 mil óbitos todos os anos pela doença.

    ResponderExcluir